Caterpillar atinge marca de 500 unidades no mundo

17/02/2022
O interesse em caminhões autônomos é explicado por serem mais seguros e ter desempenho 30% superior aos caminhões com operadores.

 

A Caterpillar atingiu a marca de mais de 500 caminhões autônomos operando em todo o mundo. Para a empresa, a conquista é empolgante não apenas para o setor de mineração, mas também para sua ampla base de clientes, à medida que a Caterpillar amplia a autonomia em linhas de produtos de pedreiras, agregados e indústrias de construção com ofertas competitivas. 

Embora os caminhões de mineração Cat existam há gerações, cada nova classe traz tecnologia de ponta construída com base na liderança do setor. A Caterpillar investe no desenvolvimento autônomo há décadas. Entre 1994 e 1995, a empresa produziu os dois primeiros protótipos de caminhões de mineração autônomos Cat 777C em uma pedreira de calcário no Texas (EUA), onde transportaram com sucesso mais de 5.000 cargas de produção por um percurso de 4,2 km. Em 1996, os convidados da feira global de mineração MINExpo testemunharam uma demonstração de autonomia ao vivo via satélite do Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tinaja Hills. 

A presidente do grupo Caterpillar, Denise Johnson, responsável pelo negócio de Indústrias de Recursos, parabenizou a equipe Caterpillar e os clientes por alcançarem este marco impressionante. “Ter 500 caminhões autônomos em operação em todo o mundo é uma evidência tangível da nossa capacidade de inovar e uma indicação clara do compromisso da Caterpillar com o futuro da mineração”, disse a executiva.

A Caterpillar está em minas autônomas que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, em três continentes. No final de 2021, os clientes que usavam a tecnologia Cat Command transportaram com segurança mais de 4 bilhões de toneladas e viajaram mais de 145 milhões de km (cerca de 2,5 vezes a circunferência da Terra) de forma autônoma – significativamente mais do que qualquer concorrente.

O interesse dos clientes em caminhões autônomos é explicado pelo fato dos modelos serem mais seguros e ter desempenho 30% superior aos caminhões com operadores. A Caterpillar afirma que está abrindo novos caminhos em equipamentos autônomos para mineração, pedreiras, agregados, indústrias da construção e outros segmentos.