Boas expectativas de negócios animam expositores

21/09/2022
As perspectivas de negócios estão estimadas em R$ 7 bilhões, valor resultante das 300 reuniões agendadas entre 17 mineradoras e 190 fornecedores.

 

Celebrando a volta do formato presencial, os cerca de 450 expositores da Exposibram 2022 se mostraram bastante otimistas com os contatos realizados durante a feira que, entre 12 e 15 de setembro teve público estimado em 52 mil pessoas, entre visitantes, expositores e congressistas. De acordo com o IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), organizador do evento, as perspectivas de negócios para os fornecedores do setor mineral estão estimadas em R$ 7 bilhões, valor resultante das 300 reuniões agendadas entre 17 mineradoras e 190 fornecedores.

“Todos do setor mineral estavam ávidos para comparecer aos corredores da exposição internacional e aos auditórios do Congresso para retomar o ritmo de negócios; apresentar novos projetos; estabelecer parcerias; contratar serviços; comprar máquinas e equipamentos; conhecer as inovações tecnológicas já em uso e as que estão sendo preparadas para lançamento no mercado; e ouvir os mais renomados especialistas em diversas áreas relacionadas ao universo da mineração brasileira e internacional”, afirmou Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

Na edição 2022, numa área de 13 mil m³ ocupada no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), os fornecedores puderam mostrar seus equipamentos, além de destacar a expertise de serviços e tecnologias para o setor mineral. Veja, a seguir, os relatos feitos com exclusividade por alguns desses expositores à revista Brasil Mineral e suas expectativas de negócios futuros.

GHT

O destaque da empresa na feira foi a Divisão GHT Serviços, preparada para atuar em segmentos de grande porte, como é o caso da mineração, especialmente neste momento em que as empresas buscam a redução de custos operacionais, sem deixar de lado o aumento da produtividade e a segurança dos colaboradores e comunidades no entorno:

Gemü

A alemã Gemü mostrou aos visitantes toda sua linha de válvulas e controle de processos, com especial destaque para as válvulas de diafragma muito usadas no setor de mineração, que contam com revestimentos especiais para dar suporte à operação, além das válvulas borboletas e seus diferenciais técnicos:

Spraying Systems

Os bicos de pulverização e a linha de chuveiros de escovas foram a aposta da Spraying Systems para a feira. A empresa está completando 80 anos de atuação no mercado brasileiro e mantém firme a expectativa de continuar crescendo na área de mineração:

FLSmidth

Através da Divisão de Mineração, a FLSmidth Brasil salientou o Programa de Sustentabilidade Mission Zero, que visa aumentar a produtividade dos seus clientes, reduzindo o desperdício de água e minimizando o consumo de energia elétrica, buscando minimizar, ou mesmo zerar, as emissões de gases de efeito estufa. A recente aquisição do negócio mineração da thyssenKrupp foi outro destaque da empresa.

Orica

A ampla área de Soluções Digitais da Orica foi a proposta da empresa para a feira. Foram destaques a possibilidade de uso de tablets para digitalização em bancada e o emprego de câmeras para fragmentação autônoma em tempo real, sem a necessidade de interação humana, entre outros desenvolvimentos.

Weir Minerals

A Weir salientou a integração das divisões Minerals e Esco e seus produtos já difundidos no mercado, como as bombas de polpa, além da linha de sensores de desgaste e a inovadora tecnologia de visão de máquina 3D, a Motion Metrics, que permite às mineradoras aumentarem a segurança, eficiência e sustentabilidade nas operações. 

Sumitomo Redutores

A multinacional japonesa Sumitomo Redutores apresentou sua nova linha de inversores de frequência da Invertek Drives, a linha de redutores de ciclo e a linha de redutores de velocidade Paramax, fabricada no Brasil. A empresa possui ainda um portfólio customizado para melhor atender ao mercado de mineração como transportadores de correia, alimentadores e máquinas de pátio.

XCMG

A grande novidade da XCMG foi o caminhão fora-de-estrada de 72 toneladas, 100% elétrico, desenvolvido para o mercado de mineração e que foi vendido para a Vale. O novo caminhão confirma a aposta da companhia na linha de veículos eletrificados, como forma de auxiliar seus clientes em atingir a meta de “carbono zero”.

A XCMG possui em seu portfólio ainda pás-carregadeiras, escavadeiras e caminhões rodoviários. Novos lançamentos em máquinas de grande porte estão previstos para os próximos anos. 

Sampla

Há 50 anos no mercado, a Sampla do Brasil levou sua tradicional linha de mangueiras e tubulações flexíveis para bombeamento subterrâneo que, entre outras vantagens, possuem menor perda de carga, alta durabilidade e fácil manuseio. Já para bombeamento de cava, foram destaques os mangotes de 16 polegadas de diâmetro a pronta entrega. 

Os visitantes puderam conhecer ainda as prensas vulcanizadoras para emendas de correias transportadora, que trazem como diferencial um registrador eletrônico que armazena todas as informações do serviço efetuado.

Metso Outotec

Apoiar e desmistificar a transformação digital na mineração – este foi um dos propósitos de participação da Metso Outotec na Exposibram 2022. Na ocasião, os visitantes da feira puderam conhecer as soluções digitais e instrumentos inteligentes da empresa que suportam as iniciativas das mineradoras em suas jornadas de transformação digital, com ações customizadas para atender aos desafios únicos de cada planta ou usina. São instrumentos inteligentes que agregam informações e vão além dos dados convencionais, principalmente para controle de moagem, flotação e espessamento. Além da coleta ampliada de dados, os sistemas especialistas desenvolvidos pela Metso Outotec podem ajudar na gestão da informação e otimizar o controle em plantas de mineração através de “ilhas de processo”, que permitem a adoção modular de soluções digitais da indústria 4.0, focando em partes do processo que já possuam instrumentação de alto nível.

Drillgeo

Segurança, qualidade de serviços e modernidade são os lemas da Drillgeo, empresa que atua há 40 anos no mercado, inclusive de mineração. No momento, a empresa segue em ritmo acelerado de investimentos em equipamentos de ponta, especialmente em sondas de perfuração, com amplo espectro de atuação, como a circulação reversa. A empresa é especializada em sondagens para pesquisa geológica, com sondas de perfuração capacitadas para profundidades acima de 1.000m e em largos diâmetros (194mm).

CLAM

A CLAM Meio Ambiente apostou na sustentabilidade em sua participação na Exposibram 2022, em razão da grande procura que recebe por serviços de monitoramento hídrico, de ruído e atmosférico. A empresa também atua na área de licenciamentos ambientais e urbanísticos. O conceito ESG voltado para o negócio em si.

Beumer

Um dos destaques da Beumer foi a recente aquisição da FAM, fornecedora de sistemas de transporte e de carregamento, que complementa o atendimento da companhia da “mina ao porto”, com toda a linha de equipamentos, que vão da britagem, transportadores de correia, máquinas de pátio, descarregador de vagões, carregador de navios, entre outros. A empresa possui ainda sólida atuação na área de cimento e siderurgia. A empresa aposta no crescimento das áreas de mineração e siderurgia nos próximos cinco anos, em razão dos diversos projetos anunciados.

Del Rey

A Del Rey Minerals destacou a expansão de seus negócios. Recentemente, a empresa mudou sua sede para a cidade de Itabirito (MG), um parque industrial de 55 mil m², proporcional à experiência acumulada de 50 anos de mercado, com diversas soluções para as etapas de britagem, moagem, ciclonagem. 

Progesys Acttio

Especializada em gestão de projetos, a Acttio fundiu-se recentemente à canadense Progesys – somadas, as experiências ultrapassam 20 anos de atuação no Brasil. Presente em sete países, a expertise do Grupo está presente desde as fases de planejamento do projeto, até elaboração, construção e entrega para operação, com soluções customizadas.

Almex

A Almex Brasil ressaltou sua linha de equipamentos e acessórios para transportadores de correia, que têm como objetivo o prolongamento da vida útil do transportador, com redução de custo e maior segurança operacional. As soluções são desenvolvidas caso a caso. 

GE21

Embora constituída em 2015, a GE21 traz em sua concepção um grande histórico de consultoria de serviços para o setor mineral. Hoje o Grupo é especialista em auditorias e relatórios de recursos e reservas e sua equipe possui mais de 140 profissionais altamente capacitados na melhor forma de comunicar o projeto ao investidor. Atualmente, estão sendo introduzidos nos relatórios conceitos de auditoria e diagnóstico de ESG. A GE21 também presta serviços na área de análise de riscos com foco socioambiental, para que os investimentos se tornem mais eficientes e sustentáveis.

Geosol

A Geosol faz parte do Grupo Geopar, que há 70 anos atua no Brasil. Começou prestando serviços de sondagem diamantada para perfuração mineral e hoje o Grupo é constituído por empresas de pesquisa mineral, sondagem e ensaios geotécnicos. A Geosol possui ainda joint-venture com o laboratório SGS, que executa serviços de análises químicas, ambientais e testes metalúrgicos para beneficiamento mineral e a empresa Geobit, de equipamentos e ferramental para pesquisa mineral, onde fabrica coroas diamantadas e hastes para perfuração. Em breve estarão disponíveis no portfólio da companhia as sondas hidráulicas automatizadas para pesquisa mineral.

Ausenco

A Ausenco mostrou-se bastante satisfeita como movimento da feira, que resgatou a proximidade com os parceiros da empresa. A Ausenco é uma empresa de tecnologia com forte atuação em mineração, nos setores de projetos de processamento mineral, pipeline, gestão de ativos, soluções para transporte e logística e sustentabilidade – sendo as duas últimas a grande novidade para o Brasil. 

Negócios Sociais

A Exposibram dedicou parte de sua área para a divulgação de negócios sociais apoiados pelas mineradoras, como o Parcerias Sustentáveis, ação iniciada pela AngloGold Ashanti há dez anos.