Barreira Verde recebe mais oito mil mudas

31/03/2022
A meta da barreira é diminuir a chegada de ventos em áreas que têm pilhas de materiais com potencial de geração de particulados.

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) está ampliando o projeto ambiental ‘Barreira Verde’, que recebeu 1.308 novas mudas em 2021 e ao longo deste ano deve ganhar mais oito mil mudas no entorno da usina. “A meta é adensar ao máximo, trazendo mais verde para a siderúrgica e diminuindo a chegada de ventos nessas áreas que têm pilhas de materiais com potencial de geração de particulados. Nossa meta é fechar algumas áreas. Atualmente, estamos fechando o pátio de matérias-primas”, reforça Ramyro Batista, analista de Meio Ambiente da CSP. 

Segundo Ramyro, o projeto ‘Barreira Verde’ propicia uma redução da velocidade do vento na área de produção; controla o arrasto de particulados; é um elemento paisagístico, com um ambiente verde e agradável visualmente; além de ser um conforto térmico, de forma indireta e conter ruídos nas áreas onde está adensada. Desde 2012, quando projeto teve início já foram recuperados pela CSP 206 hectares da Estação Ecológica do Pecém, 191 hectares da área interna da empresa e mais 15 hectares da Lagoa do Bolso. Esses esforços totalizaram 412 hectares reflorestados com o plantio de 320 mil mudas de várias espécies nativas, incluindo o Gonçalo-alves. A área recuperada equivale a 412 campos de futebol. Segundo Ramyro, “o Gonçalo-alves sempre foi o carro-chefe de todas as atividades da CSP, inclusive em campanhas de preservação de espécies nativas. À época (da construção), retiramos as sementes, replicamos em muitas mudas e sempre fizemos o reflorestamento utilizando também o Gonçalo-alves”. Além disso, siderúrgica financiou o 1º Banco de Sementes de Espécies Nativas do Ceará.