A Vale retomará o projeto da Aços Laminados do Pará?

04/10/2024
A Aços Laminados do Pará tinha projeto para implantação de uma siderúrgica no município de Marabá, com capacidade para produzir 2,5 milhões t/ano de aço

 

O Conselho de Administração da Vale aprovou a proposta de incorporação da Aços Laminados do Pará S.A., empresa não-operacional e subsidiária integral da companhia. A proposta de incorporação tem como meta otimizar a estrutura das sociedades do Grupo Vale, em linha com o processo de simplificação da companhia e será submetida à deliberação pela Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada em 14 de novembro de 2024.

A Aços Laminados do Pará tinha projeto para implantação de uma siderúrgica no município de Marabá, com capacidade para produzir 2,5 milhões t/ano de aço, sendo 1 milhão t/ano de chapas grossas e 1,5 milhão t/ano de bobinas a quentes destinadas ao mercado doméstico. A expectativa, quando o projeto foi idealizado, era que a siderúrgica consumiria 4,3 milhões t/ano de minério de ferro produzido pela Vale em Carajás e que o empreendimento custaria algo em torno de US$ 3,7 bilhões. A fábrica também consumiria 1,8 milhão t/ano de carvão metalúrgico, a ser trazido pela Vale de Moçambique. Na época a Vale ainda era produtora do mineral no país africano. 

O projeto da ALPA era uma iniciativa da Vale, com apoio do governo paraense, para instalação de um pólo metal-mecânico em Marabá, que depois foi deixada de lado. A pergunta que fica é se, com a incorporação da empresa na estrutura da Vale, o projeto será retomado. 

Direto da Fonte