RESÍDUOS

Atlantic Nickel recicla mais de 80%

08/06/2021

 

A Atlantic Nickel destinou 83,27% do total de resíduos que produziu na planta da cidade de Itagibá (BA) durante 2020 para a reciclagem. A companhia conseguiu atingir este índice como resultado do pleno funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos (CTR). O espaço, construído dentro da empresa, recebe todo o material proveniente dos processos operacionais e administrativos, garantindo que tudo receba a destinação adequada às legislações ambientais vigentes e sem riscos de agressão ao meio ambiente. 

Os resíduos são classificados conforme sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. Este processo impede a contaminação dos lençóis freáticos, do solo ou da atmosfera. A partir da classificação, os resíduos recicláveis são direcionados para empresas especializadas, permitindo a transformação em matéria-prima para a fabricação de um novo produto. Os 16,73% dos resíduos resultantes da operação, classificados como não recicláveis, também são encaminhados para uma destinação final em conformidade com as melhores práticas de proteção ambiental, incluindo coprocessamento e posterior transformação em energia. 

Os resíduos orgânicos gerados pela cozinha que abaste os refeitórios são tratados em equipamentos que realizam a compostagem acelerada, produzindo assim um composto orgânico que posteriormente é usado em ações de preservação da biodiversidade e reflorestamento de Mata Atlântica mantidas pela empresa por meio do viveiro com capacidade para produzir até 30 mil mudas. 

A Atlantic Nickel mantém ainda um cronograma fixo de treinamentos com os colaboradores, que são os grandes agentes de manutenção das práticas diárias para o descarte correto de qualquer resíduo, seja proveniente da produção ou do dia a dia dentro da empresa. O processo educativo começa desde a fase de integração do funcionário em sua chegada à empresa após o processo seletivo. Além disso, todas as áreas de circulação possuem sinalização explicativa e recipientes específicos para a separação de papel, metal, plástico, vidros, lixo orgânico e não orgânico.