Atividades suspensas para investigação de sumidouro

11/08/2022
Todo o pessoal da operação e da comunidade está seguro e o surgimento do sumidouro não resultou em nenhum ferimento.

 

A Lundin Mining Corporation continua a investigar a causa do sumidouro que foi detectado perto da mina Alcaparrosa em sua operação Minera Ojos del Salado, no Chile, em 30 de julho. A companhia informa que coopera com as autoridades reguladoras chilenas em relação ao incidente. 

Todo o pessoal da operação e da comunidade está seguro e o surgimento do sumidouro não resultou em nenhum ferimento. Como medida de precaução, a Lundin interrompeu, imediatamente após a detecção do sumidouro, os trabalhos de desenvolvimento em uma área da mina subterrânea de Alcaparrosa. Em um momento seguinte, a empresa determinou que todas as operações de mineração em Alcaparrosa fossem suspensas. Em 4 de agosto, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) emitiu uma notificação para manter a suspensão de todas as atividades de mineração em Alcaparrosa. "Nossas ações em resposta a este incidente são guiadas em primeiro lugar pela segurança do pessoal e membros da comunidade", disse Peter Rockandel, presidente e CEO da Lundin Mining. “Estamos totalmente comprometidos em trabalhar cooperativamente com uma investigação independente do Sernageomin, além de conduzir nossa própria investigação e nos comunicar regularmente com membros da comunidade, representantes sindicais e outras partes interessadas para garantir que sejam informados sobre os desenvolvimentos”.

Ao contrário de alguns relatos da mídia, segundo a empresa, o tamanho do sumidouro não mudou materialmente desde a detecção. Em 30 de julho, o sumidouro media aproximadamente 32 metros de diâmetro na superfície, 48 metros de diâmetro no fundo e 64 metros de profundidade. O sumidouro está sendo monitorado continuamente e, a partir de 9 de agosto, o diâmetro na superfície aumentou ligeiramente para 36,5 metros, enquanto o diâmetro do fundo permaneceu estável em 48 metros e a profundidade diminuiu para 62 metros.

Direto da Fonte