CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Apoio ao agronegócio sustentável no Mato Grosso

21/10/2021
A empresa visa oferecer assistência técnica especializada em produção sustentável e impactar positivamente a vida de agricultores familiares.

 

A Aura Apoena inicia no terceiro trimestre o Programa Agronegócio Sustentável, em duas frentes de trabalho. A primeira será a implementação de hortas comunitárias em bairros em situação de vulnerabilidade e o apoio à agricultura familiar por meio de assistência técnica agrícola, tecnologia e boas práticas de agricultura regenerativa. Ainda neste ano está previsto o diagnóstico, que servirá para identificar as potencialidades e desafios enfrentados pelas comunidades que serão beneficiadas pela iniciativa. Em 2022, o foco estará nos treinamentos e assessoria técnica. “Nossa meta é beneficiar até 100 famílias, ou seja, cerca de 500 moradores. Além de ajudá-los a produzir mais e melhor, por meio de produtos de maior valor agregado, queremos disseminar boas práticas, como técnicas de agrofloresta e agroecologia”, diz Jorge Camargo, Gerente-Geral da Aura Apoena.  A mineradora quer também ajudar no escoamento da produção através de parcerias com diversas instituições privadas e públicas. 

A Aura contratou recentemente empresa especializada para auxiliá-la na implementação do Programa Agronegócio Sustentável. A ManejeBem tem como objetivo a estruturação de sistemas produtivos rurais com foco na indústria, governos e organizações. A ManejeBem desenvolveu plataforma para captação de dados do campo, favorecendo o planejamento de ações e acompanhamento de dados relacionados à sustentabilidade. Por meio da implementação de tecnologias, difusão de informações e conexão entre técnicos e agricultores, a empresa visa oferecer assistência técnica especializada em produção sustentável e impactar positivamente a vida de agricultores familiares. Entre os recursos, a ManejeBem disponibiliza o ManejeChat, aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. Ele possui painel de acompanhamento diário das atividades técnicas, chat em tempo real com agrônomos, treinamentos, dia de campo, fórum, além de indicadores sociais, ambientais e agronômicos.

Para os treinamentos, a Aura Apoena terá a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Mato Grosso e o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. Estão previstos para 2022 cursos e oficinas para os moradores dos bairros Barra do Marco e Nossa Terra Nossa Gente. O público-alvo são moradores dos bairros em situação de vulnerabilidade, onde serão realizadas oficina e palestra. Entre os cursos: Associativismo e cooperativismo (abril), Administração de pequenas propriedades rurais (junho), Comercialização de produtos agropecuários (agosto) e Defensivos naturais (outubro). “O Agronegócio Sustentável tem potencial para ser o principal programa do portfólio de Responsabilidade Social da nossa empresa. A região tem o solo fértil, entretanto muitos produtos acabam vindo de fora, até de outros estados. Ou seja, há demandas reprimidas e a oportunidade de produzir localmente de forma lucrativa e sustentável, beneficiando muitas famílias. Vamos implementar o piloto em 2022 para, nos anos seguintes, replicar o modelo em outras comunidades do entorno de nossas unidades e projeto”, enfatiza o Gerente-Geral da Aura Apoena.