CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Anglo American confirma conversações com Vale sobre Serpentina

29/12/2021
A companhia esclarece, no entanto, que as conversações sobre o desenvolvimento conjunto do depósito ainda encontram-se em estágio preliminar.

 

Em resposta a notícia divulgada pela Bloomberg, de que a Vale estaria em conversas para uma parceria no projeto Minas-Rio, a Anglo American confirmou que existem negociações visando ao aproveitamento do depósito de minério de ferro Serpentina, contíguo ao Minas-Rio. A companhia esclarece, no entanto, que as conversações sobre o desenvolvimento conjunto do depósito ainda encontram-se em estágio preliminar. “Não há certeza de que um acordo será alcançado nem sobre os termos do mesmo”, informa a Anglo American. A Vale também divulgou comunicado confirmando as conversas e reiterando que nada existe ainda de concreto. 

O projeto Serra da Serpentina, cuja viabilidade de aproveitamento estava sendo desenvolvida pela Vale, visa a lavra de itabiritos de alto teor ao sul do município de Conceição do Mato Dentro, onde está concentrado o projeto Minas-Rio, da Anglo American. Como as reservas estão contíguas às da Serra do Sapo, que estão sendo lavradas pela Anglo American, uma parceria faz todo o sentido, já que a Vale poderia explorar sinergias com as instalações já existentes, reduzindo o investimento. Uma das alternativas que vinha sendo estudada pela Vale era o transporte do minério por mineroduto até as instalações de beneficiamento em Itabira, distante 150 km da jazida. A Vale possui direitos minerários numa área de 318 quilômetros quadrados nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Santo Antonio do Rio Abaixo e Morro do Pilar.