AMG inaugura unidade de hidróxido de lítio na Alemanha

19/09/2024
A capacidade anual de um módulo é de 20 mil toneladas por ano – o suficiente para as baterias de cerca de 500.000 veículos elétricos

 

A AMG Critical Materials NV inaugurou a refinaria de hidróxido de lítio em Bitterfeld-Wolfen, Saxônia-Anhalt, na Alemanha, no dia  19 de setembro. A empresa abriga todas as atividades de lítio da AMG e comissionou a produção de hidróxido de lítio de grau de bateria no primeiro de seus cinco módulos planejados para o local.

A capacidade anual de um módulo é de 20 mil toneladas por ano – o suficiente para as baterias de cerca de 500.000 veículos elétricos (EVs). O primeiro módulo da AMG está esgotado e, até 2030, a ideia da empresa é expandir a produção anual para até 100 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio de grau de bateria, a depender das condições de mercado. A previsão recente do Benchmark, que foi revisada para baixo, projeta que a demanda total de lítio em baterias na Europa seja de 700 mil toneladas métricas em 2030. A produção potencial da AMG, de 100 mil toneladas métricas (assumindo todos os 5 módulos), representa 14% da participação do mercado projetado na Europa para 2030.

“Com a refinaria, somos os primeiros a agir, fazendo uma contribuição decisiva para garantir o fornecimento da matéria-prima crítica lítio para a indústria na Alemanha e na Europa. O estabelecimento de nossa própria cadeia de valor completa de lítio também contribui para o European Critical Raw Materials Act e oferece maior independência para matérias-primas e materiais críticos”, disse Dr. Heinz Schimmelbusch, Presidente do Conselho de Administração e CEO da AMG NV. Para o Dr. Stefan Scherer, Diretor Executivo da AMG Lithium GmbH, a AMG está voltada para o futuro – desenvolvendo tecnologia e materiais de ponta para dar suporte ao desenvolvimento de mercado de baterias de estado sólido de última geração à base de enxofre, em estreita colaboração com os principais participantes do setor. “O hidróxido de lítio é uma matéria-prima importante para a produção de materiais catódicos para baterias em EVs e, portanto, para o caminho para a mobilidade neutra em termos de clima. Com a refinaria em Bitterfeld, a AMG tem como objetivo principal fornecer aos clientes que fabricam na Europa”.