Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

02/07/2021
"Ao tomarmos essa decisão, damos mais um passo na construção de um futuro mais inovador, criativo e acolhedor na mineração”.

 

A Nexa assinou a carta de adesão e os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, instituição que reúne empresas comprometidas com a inclusão e defesa da comunidade LGBTQIA+ e direitos humanos. “Ter pessoas de diferentes grupos na companhia faz com que possamos enxergar possibilidades de tomar decisões a partir de diversos pontos de vista. Ao tomarmos essa decisão, damos mais um passo na construção de um futuro mais inovador, criativo e acolhedor na mineração”, afirma Tito Martins, CEO da Nexa, que assinou o documento. 

Com atuação no Peru, a Nexa, que já faz parte do Pride Connection, rede de organizações que promove ambientes de trabalho inclusivos para a comunidade LGBT+ no país sul-americano, também aderiu a 10 compromissos que visam a promoção dos Direitos Humanos para as pessoas LGBT+. Ambas as instituições reúnem empresas que buscam um ambiente de trabalho mais inclusivo à comunidade. De acordo com Tito Martins, a adesão ao Fórum representa o novo momento da cultura organizacional ‘Jeito Nexa’, que busca ser um reflexo da sociedade, alinhada à inclusão e pluralidade na mineração. 

Além da assinatura das cartas-compromisso, ao longo de junho, a Nexa realizou ações com foco na pluralidade, tendo como objetivo disseminar o tema LGBTQIA+ em alinhamentos internos e diálogos abertos sobre inclusão, integração, respeito e empatia.

Entre as atividades promovidas pelo grupo de afinidades nos municípios de Três Marias, Vazante, Paracatu, Juiz de Fora (MG) e Aripuanã (MT) ocorreram debates de conscientização, oficinas integradoras, crachás customizados e intervenções visuais utilizando as cores da bandeira (arco-íris) em espaços de grande circulação de colaboradores.

Os dez compromissos assumidos pela Nexa contemplam o comprometimento de presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+; Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+; Promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+; Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+; Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+; Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing; Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes; Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+; Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor e Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.