7ª Fortaleza Brazil Stone Fair ocorre em novembro

26/09/2023
A feira apresentará as principais novidades do setor de rochas ornamentais e revestimentos

 

A 7ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF) será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE). A feira apresentará as principais novidades do setor de rochas ornamentais e revestimentos, além de mostrar o potencial da cadeia produtiva de mármores e granitos cearenses e aumentar a sinergia entre arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente.

Atualmente, o Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com cerca de R$ 200 milhões exportados em 2022, sobretudo em blocos para a Itália e China e chapas polidas para os Estados Unidos. O Ceará fornece também matéria-prima bruta para o Espírito Santo, principal exportador brasileiro, com volumes que correspondem a aproximadamente R$ 250 milhões anualmente. “O Ceará é a principal fronteira dos quartzitos, que são muito resistentes à abrasão, destacando-se o Taj Mahal, que é a principal grife mundial das pedras naturais, além do Perla Venata e da Perla Santana”, frisa Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), organizador do evento.

A mineração das rochas ornamentais no Ceará contribui para o desenvolvimento socioeconômico e geração de renda na zona rural nas cidades de Uruoca, Santa Quitéria, Itaitinga, Massapê, Santana do Acaraú, São Gonçalo, Sobral, Coreaú, Morrinhos, Banabuiú, Mombaça, Aiuaba, Canindé e Granja. “As perceptivas de crescimento para esses municípios e, consequentemente, para o Estado são excelentes. Estamos avançando na logística de transportes de grande volume e, com isso, reduzindo os custos, o que irá atrair novas indústrias e possibilitar o envio de peças beneficiadas, já não mais em estado bruto, para outros estados e países. Outro diferencial das rochas do Ceará está na questão da sustentabilidade, que utiliza tecnologias mais avançadas, sem utilização de explosivos e com planos de recuperação das áreas degradadas em consonância com os centros mais avançados”.

O evento vai mostrar ainda que cerca de 75% dos produtos da cadeia produtiva de mármores e granitos destinam-se as obras civis, o que inclui as obras públicas.  A FBSF 2023 é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), com a parceria do IEL, Sesi, Senai, Fiec, CNI, Sebrae, apoio institucional do Ibro e promoção da Ikone.