Kinross cria programa para mulheres operarem caminhões

25/10/2023
A mineradora oferece 30 vagas após uma seleção que contou com mais de 970 candidatas

 

A Kinross acaba de divulgar seu novo programa afirmativo para mulheres, voltado para as comunidades da região de Paracatu (MG), com o objetivo de qualificá-las para trabalharem como operadoras de caminhões. Denominada ‘Programa de Qualificação - Operadoras de Equipamentos Móveis’, a iniciativa é uma parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), organização que oferece desenvolvimento profissional aos trabalhadores do transporte.

A mineradora oferece 30 vagas – já preenchidas - após uma seleção que contou com mais de 970 candidatas. Para participar, as mulheres precisavam ter a carteira de habilitação na categoria B, que permite a condução de veículos de quatro rodas com menos de 8 passageiros. As alunas aprovadas no curso contarão com um upgrade em suas CNHs para a categoria D custeado pelo programa, que habilitará as condutoras a operarem veículos de carga e de passageiros com mais de oito lugares.

O curso teórico teve início no dia 2 de outubro e terá duração de um mês, com 128 horas de conteúdo teórico. As candidatas certificadas pelo programa ainda têm a possibilidade de serem admitidas pela Kinross para atuarem na planta em Paracatu futuramente. Esta é a primeira turma do programa, que a mineradora pretende tornar anual, oferecendo novas oportunidades para mais mulheres. “Queremos que a presença de mulheres na empresa seja cada vez maior. Contamos com uma série de iniciativas de formação profissional voltados para a empregabilidade da mulher no setor mineral, em áreas como mecânica e operação, que são tradicionalmente masculinas”, afirma Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross.

Para Ana Paula Silva, instrutora do SEST SENAT, as mulheres têm contribuído para que o transporte dentro da mineração e de outros segmentos se desenvolva cada vez mais. “Incentivar o protagonismo feminino encoraja, fortalece e empodera a luta contra as desigualdades sociais. Por isso, é muito gratificante poder fazer parte do programa de qualificação para mulheres operadoras de equipamentos móveis”, afirma Ana. A aluna do programa de qualificação para mulheres operadoras de equipamentos móveis, Denise Oliveira de Assis, vê a oportunidade como uma forma de crescer ainda mais no mercado de trabalho e na mineração. “Eu moro no Bairro Alto da Colina, próximo à Kinross em Paracatu, e estou muito feliz em poder representar as mulheres da minha região neste projeto. Tenho o sonho de crescer na área da mineração e estou muito animada em fazer o curso e conseguir novas oportunidades de trabalho. Espero que cada vez mais mulheres sejam incentivadas a participar e tornar o setor mais inclusivo”, ressalta Denise.

 

Direto da Fonte