Equinox Resources investirá US$ 10 milhões em sondagem na Bahia e em MG

15/03/2024
Empresa iniciará campanha inaugural de sondagem do Projeto de terras raras Campo Grande, na Bahia.

 

A Equinox Resources informa que contratou a empresa Raio X para realizar trabalhos de perfuração na campanha inaugural de sondagem do Projeto de terras raras Campo Grande, na Bahia, que abrange uma área de 1.755,2 km² na região de Jequié. Segundo a empresa, trata-se de “um dos maiores depósitos de elementos de terras raras (REE) do mundo em rocha dura, areia monazita e argila iônica”.

Conforme Zac Komur, diretor-executivo da Equinox Resources, “os principais alvos de exploração foram identificados através de estudos geofísicos regionais, que ajudaram a orientar o planeamento da campanha de perfuração”.

A empresa possui também o projeto de terras raras Mata da Corda, que cobre uma área de 847,2 km² e está situado na região da Província Ígnea do Alto Paranaíba de Patos de Minas (MG), onde será realizada uma campanha de amostragem para definir os alvos de perfuração. Também em Minas Gerais, a Equinox Resources desenvolverá o projeto de nióbio canastra, uma área de 606,2 km², situado na Província Ígnea do Alto Paranaíba, entre Araxá e Patrocínio. “O domínio do Brasil no mercado global de nióbio é atribuído principalmente às suas formações geológicas únicas, especialmente na Província Ígnea do Alto Paranaíba (APIP), que atualmente responde por mais de 95% da produção global de nióbio e abriga depósitos significativos de nióbio como os encontrados em Araxá e Catalão”, disse o executivo, explicando a decisão da empresa em diversificar seus ativos no Brasil, em províncias minerais reconhecidas internacionalmente. A expectativa de investimentos da empresa na fase exploratória é de cerca de US$ 10 milhões e as operações de perfuração no projeto Campo Grande devem ser iniciadas em abril próximo.

Em sua atuação no Brasil, segundo Komur, “a empresa tem sido metódica, mas rápida, garantindo que cada etapa, desde a contratação do empreiteiro de perfuração certo até o aprimoramento de nossa prontidão operacional, seja concluída com precisão e urgência. Nosso compromisso com a velocidade é acompanhado pelo nosso compromisso de fazer as coisas da maneira certa”, disse.

Zac Komur veio ao Brasil com o objetivo de acompanhar o início dos trabalhos de pesquisa mineral da empresa e explicar às autoridades brasileiras que a Equinox Resources escolheu o Brasil não apenas por seu potencial mineral, mas também pela segurança jurídica e infraestrutura disponível. Além do Brasil, a empresa possui ativos de minério de ferro e lítio na Austrália e no Canadá.

Direto da Fonte