Harvest Minerals identifica potencial em Arapuá

16/04/2024
A análise laboratorial de amostra de rocha demonstrou ocorrência de REE com conteúdos variando de 1.176 ppm a 1.860 ppm de óxidos totais de terras raras (TREO)
Áreas da Harvest Minerals

 

A Harvest Minerals Limited identificou potencial para Elementos de Terras Raras (ETR) em sua propriedade Arapuá. A análise laboratorial de amostra de rocha demonstrou ocorrência de ETR com conteúdos variando de 1.176 ppm a 1.860 ppm de óxidos totais de terras raras (TREO). Um banco de dados de coleta de amostras mais amplo, caracterizado de acordo com o grau do intemperismo demonstrou conteúdos de ETR de 549 ppm a 1.375 ppm TREO, sem a inclusão da análise de todos os elementos ETR. A análise laboratorial histórica sendo validada pela Harvest indicou conteúdos variando de 1.837 ppm a 4.117 ppm de TREO.

Há um programa focado em ETR iniciado para realizar reensaios de um conjunto substancial de amostras de rochas selecionadas e dados de perfuração para detalhamento de mineralização e potencial associação de ETR com argilas iônicas. “É encorajador observar a presença de elementos críticos de terras raras (ETR) no Projeto Arapuá. Reconhecemos a importância dos teores totais de óxidos de terras raras (TREO) observados nas amostras de rochas em nosso banco de dados, particularmente dependendo se a mineralização está associada a argilas iônicas, que estamos atualmente investigando. Iniciamos um programa de trabalho especificamente focado em ETR para validar tanto dados existentes e históricos, e reportaremos os resultados oportunamente”, disse Brian McMaster, presidente da Harvest Minerals.

O Projeto Arapuá compreende nove direitos minerais de exploração cobrindo uma área combinada de 14.481 hectares, que abrangem os blocos Arapuá e Maximus, que estão na propriedade de uma subsidiária da Harvest, a Triunfo Mineração do Brasil. Em 2017, a Harvest divulgou sua estimativa inicial de recursos minerais em conformidade com o JORC, indicando um Recurso Indicado e Inferido total de 13,07 milhões de toneladas a 3,1% K2O e 2,49% P2O5. Esta estimativa foi derivada da perfuração e esforços de exploração, respondendo por apenas 6,7% da mineralização conhecida. Ao longo das fases de exploração e perfuração visando à definição do MRE, um número considerável de amostras foi coletado e atualmente está armazenado nas instalações do Projeto Arapuá. Ao revisitar o banco de dados de análises laboratoriais para essas amostras, foi identificada a presença de ETR nas rochas kamafugita, tipo de rocha associada aos recursos minerais do Projeto Arapuá.

A Harvest também identificou em seu banco de dados de coleta de amostras um total de 152 amostras que mostraram ocorrências de ETR, embora não tenham sido analisados por um número de elementos ETR, como Pr, Nd, Sm, Eu, Gd, Dy, Ho, Er e Tm. As amostras analisadas foram caracterizadas de acordo com seu grau de intemperismo utilizando o Índice Químico de Alteração (CIA). A CIA foi aplicada considerando a potencial de associação de ETR com argilas. No entanto, esta associação ainda requer investigação detalhada. Essas amostras passarão por análises geoquímicas para obtenção da concentração total de ETR.

Direto da Fonte