Empreende Alumínio capacita 107 pessoas

07/02/2022
Além da formação, quatro negócios finalistas do processo receberão capital semente.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim e Instituto Meio, através do programa Empreende Alumínio, capacitou 107 empreendedores da cidade de Alumínio (SP) no ano passado. 

Além da formação, quatro negócios finalistas do processo receberão capital semente total de R$ 24 mil e também acompanhamento de gestão durante o ano de 2022. Os empreendedores selecionados terão acompanhamento de especialistas que irão colaborar com o desenvolvimento e execução de um plano de negócios. Além disso, os empreendedores continuarão a receber orientações a respeito de processos de gestão, capital de giro, estoques e capacitação para o uso de ferramentas tecnológicas que viabilizem a administração de seus projetos. Os quatro selecionados são um petshop, um restaurante de carnes defumadas, uma empresa de bijuterias e uma empresa de cosméticos. 

A capacitação dos 107 empreendedores foi feita a partir de temas escolhidos entre os participantes, com destaque para Análise Estratégica, para identificar as forças e fraquezas dos negócios e as oportunidades e ameaças do contexto no qual se encontram; Planejamento Estratégico para definir metas e criação de plano de ação; Finanças e Digitalização e ainda como levar as empresas para o mundo digital.

O processo de capacitação foi gratuito e realizado de maneira virtual por três meses. Os projetos selecionados foram avaliados conforme critérios e regulamento do programa, por uma banca de avaliação, formada por profissionais da CBA, Instituto Votorantim e Instituto Meio. O gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, disse que o principal objetivo do Empreende Alumínio é desenvolver projetos que estimulem o dinamismo econômico local. “A CBA busca movimentar a economia da cidade e, em consequência, incentivar a geração de empregos e renda”, afirma Faria.