Albras doa tijolos refratários a Barcarena

08/06/2021
O material, de alta capacidade de suporte mecânico, está sendo usado em serviços de tapa buracos e nas reconstituições das bases asfálticas.

 

A Albras doou tijolos refratários usados à Prefeitura de Barcarena (PA) para aplicação na pavimentação das ruas do município. Em 2020, a companhia já havia destinado cerca de 500 toneladas do resíduo à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que contribuíram para bases e sub-bases de 30 Km de vias. As comunidades beneficiadas pelos serviços de pavimentação foram Laranjal, Vila dos Cabanos, Pioneiro e estrada do Caripi.

"O material inerte da Albras está sendo bastante usado pela Prefeitura de Barcarena como bases dos serviços de tapa buracos e nas reconstituições das bases asfálticas. É um material de alta capacidade de suporte mecânico e o serviço que temos feito com ele, no período do inverno, tem dado resultados muito bons. Ou seja, está garantindo um excelente trabalho", afirma Alexandre Batella, secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O material inerte é um tipo de resíduo que, por suas características e composição físico-química, não sofre transformações físicas, químicas ou biológicas de relevo, mantendo-se inalterados por um longo período de tempo. Além disso, mantém a sua resistência a altas temperaturas. 

A Albras identifica e armazena o tijolo refratário em espaço ambientalmente adequado para posterior doação e reuso. Antes da destinação à pavimentação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) elaborou estudo que confirma a natureza inerte do resíduo doado à Prefeitura de Barcarena. A Albras segue ainda todas as recomendações da Resolução do Conama nº 13 sobre inventário de resíduos. "Ao longo dos seus 35 anos, a Albras tem contribuido para o desenvolvimento do município de Barcarena. A questão da infraestrutura urbana de uma cidade é importante para a melhoria da qualidade de vida da população", afirma João Batista Menezes, presidente da Albras.