Segundo o Relatório de Impacto Ambiental, a pilha de estéril do Batateiro vai envolver a disposição de 152,3 milhões de m³ de materiais descartados, com altura máxima de 350 metros, abarcando uma área de 2.848.348 m².
O novo Centro será abastecido por informações captadas por instrumentos sensorizados conectados em três vias de comunicação: cabo de fibra ótica, satélite, 4G e rádio, garantindo a redundância da comunicação.
Projeto é liderado pela Circlua, na qual a Vale investiu em 2022, uma empresa voltada ao desenvolvimento e à criação de soluções para a indústria de cimento utilizando como insumo os resíduos de mineração, rejeitos e estéril.
O equipamento elimina a necessidade de obras civis permanentes, como fundações e terraplanagem, e reduz significativamente os impactos ambientais nas áreas de instalação bem como os custos de implantação.
Embora planos de crescimento sejam agora adiados, empresa espera recuperar totalmente e voltar ao caminho certo para um crescimento significativo nos próximos cinco anos
Por Frederico Munia Machado - Mestre em Direito e Política Mineral pela Universidade de Dundee – Reino Unido. Coordenador e Professor do MBA em Direito, Políticas Públicas e Economia da Mineração, do IDP.
Os diques de fecho, como são conhecidos, permitiram que o país ganhasse mais de um 1/3 de área de cerca de 42 mil km2, gerando condições para o desenvolvimento da agricultura