Yamana obtém avanços na expansão de Jacobina

03/08/2021
Mina irá aumentar a produção para 8.500 toneladas diárias e a produção anual para 230.000 onças por ano.

 

A Yamana Gold Inc informou que teve progresso significativo na expansão da Fase 2 do projeto Jacobina mina para aumentar a produção para 8.500 toneladas diárias e a produção anual para 230.000 onças por ano. A companhia relatou também fortes resultados de exploração em Jacobina que expandem os recursos minerais da operação e apoiam a expansão em fases, ressaltando o excepcional potencial de crescimento de longo prazo de Jacobina e a capacidade de estender ainda mais a vida estratégica da mina.

Entre os destaques da Fase 2 estão os testes conduzidos durante o segundo trimestre que demonstram que a planta de processamento pode atingir de forma consistente e confiável um rendimento operacional diário acima de 8.000 toneladas por dia, significativamente maior do que a capacidade nominal e uma média mensal de pelo menos 7.500 tpd, como foi alcançado em maio deste ano. A Yamana alcançará a taxa da Fase 2 de 8.500 tpd, implementando uma abordagem simplificada de eliminação de gargalos e melhorias operacionais incrementais, sem exigir a instalação de um moinho de bolas adicional. Espera-se que essa abordagem reduza significativamente as despesas de capital, aumente a eficiência energética e reduza o risco do projeto.

A expectativa é de que os custos de capital sejam significativamente menores do que o capital planejado original estimado no estudo de pré-viabilidade da Fase 2, um valor entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões. A Yamana pretende iniciar o processamento das 8.500 tpd em Jacobina no segundo semestre de 2023.

A engenharia para a expansão da Fase 3 para 10.000 tpd avançará em paralelo com a expansão da Fase 2, com a modificação da planta originalmente planejada para a Fase 2 agora considerada adequada para a Fase 3. Um estudo de viabilidade para a Fase 3 está programado para ser concluído em 2023 e comissionamento do projeto ainda está no caminho certo para 2027.