CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vale implanta gás natural em pelotização no MA

04/07/2022
Os contratos foram assinados com a fornecedora de gás natural Eneva e com a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).

 

A Vale firmou contrato para viabilizar o fornecimento de gás natural para a Usina de Pelotização de São Luís (MA) a partir de 2024. Com isto, a mineradora estará usando o combustível em todas as suas plantas de pelotização. A iniciativa contribui para a meta de redução em 33% de suas emissões de carbono diretas e indiretas até 2030. Além da unidade maranhense, a Vale opera usinas de pelotização no Espírito Santo, em Minas Gerais e em Sohar (Omã). 

Os contratos foram assinados com a fornecedora de gás natural Eneva e com a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), distribuidora que levará o combustível até a usina. A planta de São Luís deixará de usar óleo combustível em seu forno, com uma redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estimada, em função da troca, de até 28%. A iniciativa representa uma redução de custos com combustíveis, já que o gás natural é mais barato do que o óleo combustível. Outro ponto positivo é a recente regulamentação implementada pela lei do gás, como parte do movimento de desverticalização do setor, o que possibilita que esta contratação seja realizada no âmbito do Mercado Livre. 

A adoção do gás natural na usina pelotizadora integra também o Programa Partilhar da Vale, que prevê investimentos sociais por parte da cadeia de fornecedores, com o objetivo de criar uma rede integrada de compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região. A iniciativa está alinhada ao compromisso da empresa com a Agenda 2030, voltada às comunidades e à promoção do progresso social nas localidades onde atua. “Este contrato é um marco muito importante para a Vale. Ele representa mais um grande passo na transição da matriz energética das nossas usinas de pelotização, dando consistência à agenda de carbono zero e viabilizando uma rede de distribuição inédita de gás, que, além de atender à Vale, poderá também se estender para outras indústrias da região,” afirmou Alexandre Pereira, vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale. 

A Gasmar implantará uma rede de distribuição de gás natural inédita no Maranhão, interligando o porto do Itaqui à área da Vale, na região Itaqui-Bacanga. A nova rede pode criar condições para o uso de gás por outras indústrias e segmentos na região. A previsão é que o fornecimento seja iniciado em 2024. O gás natural é um combustível mais limpo se comparado a outras fontes, como o óleo combustível, e possui menos contaminantes, além de produzir combustão mais limpa, com menor quantidade de emissões de GEE, sendo, por esta razão, considerado um combustível de transição no processo de descarbonização.

Atualmente, as emissões de pelotização da Vale respondem por aproximadamente 30% das emissões de GEE da companhia, à frente da mineração e do transporte ferroviário. Com o gás natural, a Vale pretende desenvolver outras fontes alternativas. A Vale iniciou os testes, também na planta de São Luís, com o biocarbono na produção de pelotas. O biocarbono é um produto renovável, obtido através da carbonização de biomassa.

Para atingir a meta de redução de emissões diretas e indiretas (escopo 1 e 2), a Vale está investindo entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões, reforçando seu pacto com a sociedade e as melhores práticas de sustentabilidade mundial. A empresa também se comprometeu a cortar em 15% das emissões da sua cadeia de valor até 2035 e ser carbono zero até 2050.