CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vale forma parceria com a Nippon Steel

27/04/2022
A parceria irá estudar e explorar soluções de uso de metálicos como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored.

 

A Vale e a Nippon Steel Corporation assinaram Memorando de Entendimento para buscar soluções siderúrgicas com foco no processo de produção carbono neutro de aço. A parceria irá estudar e explorar soluções de uso de metálicos como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored, além do uso de briquetes verdes da Vale no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas. 

A parceria contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035 e suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030. A mineradora quer alcançar a neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração sustentável.

Venda de ativos de carvão 

A Vale concluiu a venda da mina de carvão Moatize e do Corredor Logístico Nacala (CLN) para a Vulcan Resources (antiga Vulcan Minerals), após a conclusão de todas as condições precedentes, conforme comunicado ao mercado de 21 de dezembro de 2021. “A Vale deu mais um passo em linha com a sua estratégia de focar em seus negócios core e em seu objetivo de se tornar líder na mineração de baixo carbono”, disse Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale. 

A mineradora agradeceu aos governos de Moçambique e Malawi pelo apoio e parceria nos últimos 15 anos, além de funcionários e stakeholders que contribuíram para o desenvolvimento local e construção de um grande legado para os dois países africanos. A venda dos ativos Moatize e CLN reforçam o compromisso da Vale em descarbonizar seu portfólio de forma responsável, mantendo um processo de alocação disciplinada de capital.