Uberlândia quer consolidar uso de remineralizadores

11/07/2023
Município homenageia Alysson Paolinelli e quer se consolidar como polo na
difusão dos remineralizadores

 

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que denomina o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, no município, de Ministro Alysson Paolinelli. Além de homenagear o ex-ministro da Agricultura, a proposta também institui diretrizes de consolidação do município como estimulador e fornecedor de remineralizadores de solo, como o pó de basalto, no desenvolvimento da produção agrícola sustentável.

Engenheiro agrônomo e professor, Paolinelli liderou a revolução agrícola tropical e definiu um novo marco para desenvolvimento da agricultura e promoção da segurança alimentar. “Um grande brasileiro e responsável por Uberlândia se tornar referência nos estudos do pó de basalto e remineralizadores do solo”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

No que se refere às diretrizes, a proposta estabelece o compromisso do município com a promoção e utilização de remineralizadores no agronegócio, bem como com o incentivo de novas pesquisas para o aprimoramento da cadeia produtiva agrícola e dos bioinsumos. Desde 2019, a prefeitura lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma alternativa sustentável para a agricultura brasileira. Em 2021, chegou a colocar Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha com o lançamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil.

Odelmo Leão já elaborou e publicou também uma cartilha virtial com os resultados e vantagens do uso de remineralizadores em 2023. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto). Maiores informações sobre a cartilha podem ser conferidos no https://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/Relatorio-Anexo-Uso-Po%CC%81-de-Basalto-SMAEI-2.pdf.

Direto da Fonte