Sigma Lithium inicia produção do seu Lítio Verde em MG

17/04/2023
Com a conclusão do comissionamento da Fase 1 da Planta Greentech, empresa obteve a primeira produção de Lítio Verde

 

A Sigma Lithium anuncia que concluiu, com sucesso e de forma segura, o comissionamento da Fase 1 de sua Planta Greentech no projeto Grota do Cirilo, obtendo a primeira produção de Lítio Verde. A conclusão do comissionamento da Fase 1 da Planta Greentech é o marco crítico final no desenvolvimento do projeto Grota do Cirilo e marca a conclusão da construção da Fase 1 do projeto. Agora, a equipe técnica da Sigma Lithium, liderada pelo COO Brian Talbot, voltará sua atenção para aumentar o rendimento até à capacidade total de produção que se espera atingir até julho de 2023.

À medida que o projeto atinge a capacidade total de produção de Lítio Verde de alta qualidade, o produto será armazenado e preparado para venda, com um primeiro embarque inaugural de aproximadamente 15 mil toneladas previsto para maio de 2023.

Ana Cabral-Gardner, CEO e co-presidente da companhia, parabenizou a equipe e disse que a Sigma Lithium está cumprindo suas metas de produção feita a todos os seus stakeholders. “A Sigma Lithium foi criada há quase uma década e pretendia provar que a extração de lítio poderia ser feita de maneira ambiental e socialmente responsável. Atingir esse marco de desenvolvedor a produtor é uma conquista incrível e uma prova dos muitos anos de trabalho árduo de toda a equipe Sigma. Estamos entusiasmados em entregar o projeto dentro do cronograma para nossos apoiadores e parceiros. Estamos infinitamente orgulhosos de estar produzindo nossas primeiras toneladas de Lítio Verde e esperamos destacar o enorme potencial do Brasil para ser um líder na transição energética como um importante fornecedor de matérias-primas que podem ser extraídas e processadas de forma sustentável para nosso meio ambiente e comunidades”.

Como previamente anunciado, a Sigma Lithium continua o trabalho de engenharia de detalhe das Fases 2 e 3 de expansão da Planta Greentech, visando elevar a produção de Lítio Verde de 270 mil t/ano para 766 mil t/ano, com o suporte do estudo de viabilidade que está sendo conduzido.

Direto da Fonte