Sigma Lithium espera atingir 270 mil t no terceiro trimestre

14/08/2023
A expectativa é produzir 130 mil toneladas de lítio verde triplo zero de grau químico até dezembro de 2023.
Planta da Sigma Lithium em Minas Gerais

 

A Sigma Lithium alcançou as metas de produção planejadas para a sua Planta Industrial Greentech no Brasil. A expectativa é produzir 130 mil toneladas de lítio verde triplo zero de grau químico até dezembro de 2023. A empresa espera atingir a capacidade anual de 270 mil toneladas de lítio verde triplo zero até o final do terceiro trimestre de 2023.

A companhia já tem embarques programados de 15 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero para o final de agosto e outras 30 mil toneladas de subprodutos verdes (rejeitos) programadas para meados de setembro, além de 18 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero para o final de setembro. 

A Sigma atingiu produção diária de 846 toneladas de Lítio Verde Triplo Zero de Grau Químico em agosto, com utilização de 85% da planta.

A empresa conseguiu, em julho, o circuito pioneiro de rejeitos de pilha seca, permitindo um rápido aumento da capacidade de produção da Planta Greentech, além de um ajuste nos sistemas de filtragem e membranas e planos para equipamentos de filtragem adicionais. A planta Greentech progrediu significativamente para atingir as taxas de recuperação projetadas de 65% da placa de identificação de lítio Li2O do minério de espodumênio durante vários dias consecutivos em agosto. A planta industrial da Greentech é capaz de produzir com sucesso 6,3% Li2O de grau químico Triple Zero Green Lithium utilizando matéria-prima da mina.

Na área de sustentabilidade, a Sigma Lithium iniciou a implementação de duas iniciativas sociais: a renovação total da escola da comunidade rural em Poço Dantas, implementando programas educacionais em tempo integral e pós-escolares e aumentando o número de salas de aula para mitigar o aprendizado “multisseriado”; e a construção de nova ponte sobre o córrego Piauí para garantir acesso mais curto da comunidade rural aos centros urbanos por rodovia federal. O projeto no Vale do Jequitinhonha atingiu o patamar de destaque de 85% do total de colaboradores de Araçuaí e Itinga no Vale do Lítio brasileiro.

Outros projetos sociais desenvolvidos em estágio avançado são o “Seca Zero”, “Água para Todos” e “Microcrédito Dona de Mim”: O primeiro e o segundo disponibilizaram, respectivamente, 1.000 bacias de captação de água da chuva (de 2.000 planejadas), apoiando mais de 12.000 agricultores de subsistência, além da instalação de 120 caixas d'água até agora (de 3.000 caixas d'água planejadas) suportando mais de 15.000 pessoas. Já o “Dona de Mim” capacitou 1.600 mulheres inscritas no programa de empreendedorismo, onde 950 receberam o empréstimo de microcrédito. O programa está a caminho de atingir 10.000 mulheres. O rejeito zero continua avançando com a pavimentação de estradas de terra de comunidades rurais com subprodutos de cascalho grosso.

A Sigma Lithium nomeou Caio Araujo como Diretor Financeiro. O profissional tem 33 anos de experiência em finanças e controladoria, tendo iniciado sua carreira na PwC. Araujo entrou na Sigma Lithium em junho de 2023 e possui experiência em empresas listadas nos Estados Unidos com operações no Brasil. Anteriormente, ele foi CFO em uma empresa do portfólio do BTG. Durante vários anos, o executivo comandou o departamento financeiro da CSN.