Sigma Lithium anuncia novidades nos cargos de direção

27/10/2023
Empresa contratou vice-presidente Executivo Diretor Ambiental

 

A Sigma Lithium anunciou Matthew De Yoe como vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento Estratégico, com sede nos Estados Unidos. O executivo estava no Bank of America, onde exercia a função de diretor líder de pesquisa de cobertura para empresas químicas e de lítio nos últimos quatro anos.

A contratação tem como objetivo aprimorar a interface pessoal direta da Sigma Lithium com investidores globais, maximizando o valor de listagem de ações ordinárias da empresa na Nasdaq, onde o mercado público da Sigma é atualmente negociado. Matthew iniciará seu novo cargo com efeito imediato e também aconselhará a equipe de gestão sobre sua estratégia de crescimento e novas oportunidades de mercado. Antes do Bank of America, Matthew ocupou cargos de compra em fundos de hedge, onde se especializou em investimentos em produtos químicos, lítio e energia. Matthew é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Georgetown e é titular da CFA.

A Sigma Lithium anunciou também Alexandre Mattos como Diretor Ambiental. Com 18 anos de experiência administrando todos os aspectos ambientais operacionais de um grande produtor de metais e mineração, Alexandre ingressa na Sigma após atuar na Kinross Mineração Brasil. Na mineradora de ouro, o novo Diretor Ambiental atuou por mais de dez anos e supervisionou uma equipe de 53 funcionários em tempo integral e mais 30 prestadores de serviços. O papel de Alexandre estendeu-se às maiores operações de mineração da Kinross, bem como às suas usinas hidrelétricas. A sua supervisão abrangeu diversas áreas críticas, incluindo controles ambientais, preservação da biodiversidade, recursos hídricos, sistemas de gestão integrados e licenciamento, além de segurança no trabalho, higiene ocupacional, preparação e gestão de emergências e mitigação de riscos críticos.

Com formação de Engenharia Ambiental, Alexandre tem ainda mestrado em Ordenamento do Território e Gestão Ambiental pela Universitat de Barcelona, Espanha e pós-graduação em Segurança do Trabalho pela PUC do Brasil e MBA em Estudos Ambientais pela Fundação Getulio Vargas do Brasil. Alexandre ficará baseado na sede da Sigma Lithium, no Vale do Jequitinhonha, onde trabalhará ao lado dos gerentes gerais e da equipe operacional sênior da Sigma. Matthew DeYoe comentou: “A Sigma Lithium me atraiu como uma empresa que executa em alto nível. A equipe da Sigma sempre cumpriu seus compromissos. Com uma posição de baixo custo e oportunidades significativas de crescimento, é fácil ver a Sigma se tornando líder de mercado na cadeia de fornecimento de lítio. A empresa também está fazendo isso da maneira certa. O compromisso da Sigma com a sustentabilidade e a neutralidade de carbono fazem dela uma força para o bem num mundo que muitas vezes sacrifica estas questões”.

A co-presidente e CEO Ana Cabral disse: “A Sigma Lithium cumpriu todos os marcos operacionais e de sustentabilidade no prazo. A disposição de Matt em emprestar seu conhecimento e experiência é uma prova de sua crença em nossa experiência e visão de execução para se juntar ao seleto grupo de super majores globais de lítio: produtores em grande escala e de baixo custo”. Atualmente, a Sigma embarcou mais de 20 mil toneladas mensais e atingimos mais de 90% da capacidade de aumento, com 270 mil toneladas anuais. “Várias de nossas equipes excepcionalmente motivadas serão ainda mais reforçadas pela nomeação de Matthew DeYoe, com seu profundo conhecimento e experiência na indústria de lítio”. “Ele começou a trabalhar, visitando nossa planta Greentech e local de produção e equipes no Brasil esta semana, e se juntará a mim em Sydney, Austrália, em nosso evento para investidores durante a Conferência Internacional de Mineração e Recursos (IMARC)”.

Direto da Fonte