Santa Fé aguarda LI para iniciar novo projeto na Bahia

23/01/2024
Produção inicial será de 1 milhão t/ano e deverá atingir até 10 milhões t/ano

 

A Santa Fé Mineração informa que está “concluindo todos os procedimentos técnicos para apresentar, em março deste ano, o requerimento da Licença de Instalação (LI) ao INEMA (Instituto de meio ambiente da Bahia) para a primeira etapa de produção de 1 milhão t/ano até atingir 10 milhões t/ano” de minério de ferro no estado da Bahia.

 

Segundo a empresa, esta etapa incluí ainda os projetos executivos que contemplam os fluxogramas de processo com todos os detalhes da unidade de beneficiamento de minério de ferro magnetítico e todas as operações previstas como pátio de embarque, escoamento da produção e outros. A expectativa da mineradora é que a Licença de Instalação do empreendimento seja emitida pelo INEMA até meados de 2024.

O projeto da Santa Fé situa-se no sudoeste da Bahia e abrange uma área de aproximadamente 6 mil hectares dos municípios de Brumado e de Livramento de Nossa Senhora e terá a vantagem de ser servido pelas ferrovias FCA e FIOL.

A empresa está desenvolvendo um programa de pesquisa mineral de acordo com as normas internacionais, abrangendo uma área de aproximadamente 6 mil hectares, com 16 direitos minerais. “A região se destaca pela predominância de rochas cristalinas do Pré-Cambriano, com o substrato geológico de idade arqueana. Os depósitos de minério de ferro do bloco de áreas em questão estão hospedados na Formação Ferrífera do Complexo Ibitira-Brumado. O minério é do tipo itabirito magnetítico, formado basicamente por magnetita intercalada por de leitos de quartzo e chert. Os estudos preliminares de tratamento deste minério, realizados logo no início da Santa Fé, em 2010, pelo Nomus Laboratório de Análises Minerais, demonstravam a viabilidade de concentração do ferro a teores acima de 64% de Fe”, informa a empresa.

Para o processamento do minério não será necessário o uso de flotação, o que significa que não haverá necessidade do uso de barragens de rejeitos, pois a recuperação será feita através de concentração magnética, gerando concentrado com 66,36% Fe. A empresa também informa que testes de beneficiamento em amostras minibulk no laboratório da empresa Magnetation em Minesota nos EUA, apresentou resultados compatíveis com os obtidos no Brasil. O potencial de reserva é de 1 bilhão de toneladas altamente concentrável a 65% Fe.

Direto da Fonte