Retomada lavra de minério em parte da mina Tucano

15/07/2021
Operações removeram aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de material residual intemperizado e instável da parede oeste.

 

A Great Panther Mining Limited. reiniciou a extração de minério na mina a céu aberto de Urucum Centro-Sul da Mina Tucano da companhia no Brasil. "Tenho o prazer de informar que a mineração foi retomada antes do previsto na mina de Urucum Centro-Sul, pois as condições que afetam a estabilidade da parede oeste melhoraram significativamente", afirmou Robert Henderson, presidente e CEO da Great Panther. 

Segundo o executivo, as medições de radar mostraram uma redução considerável do movimento em comparação com os níveis anteriores dos últimos dois meses, além de melhores condições climáticas que contribuíram para uma maior estabilidade da parede. “Embora o atraso no acesso seguro ao minério de UCS tenha resultado em baixa produção para o segundo trimestre, a produção começou a aumentar em julho e o minério de alto teor não extraído no segundo trimestre será extraído nos próximos trimestres”, disse Henderson. 

As operações removeram aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de material residual intemperizado e instável da parede oeste superior do poço UCS e melhoraram a drenagem da água na área superior do depósito, enquanto as atividades de retomada continuam. A Great Panther espera que mais 1,2 milhão de toneladas de resíduos sejam removidos como parte do pushback projetado. Os protocolos de segurança rígidos estão sendo seguidos para garantir a saúde e segurança contínuas dos trabalhadores, o que inclui monitoramento por radar para o movimento das paredes, prismas e pesquisas de drones. 

A Great Panther registrou produção consolidada de 27.722 onças equivalentes de ouro (GEO) no segundo trimestre, uma queda de 28% sobre o mesmo trimestre de 2020. O resultado inclui 22.804 onças de ouro e 334.423 onças de prata. A produção total de ouro em Tucano foi de 20.696 onças de ouro, recuo de 42% em relação ao mesmo trimestre de 2020. A queda deveu-se principalmente à paralisação na produção de minério da mina UCS e, portanto, alimentando a planta com teores mais baixos de estoques e Urucum Norte. A produtividade da planta no segundo trimestre foi 6% maior em comparação com o mesmo período de 2020, devido principalmente a uma maior quantidade de material de óxido processado neste trimestre na ausência de minério de sulfeto da UCS.

As operações da Great Panther devem cumprir o guidance de produção consolidada para 2021, entre 125 e 140 mil onças de ouro equivalentes. Cerca de 60% do guidance anual é esperado no segundo semestre do ano, considerada a estação seca no Norte do Brasil, após a paralisação temporária da mineração na UCS, bem como maior extração e menores níveis de produção no primeiro semestre de 2021 conforme plano de mina para Tucano.

A pandemia COVID-19 continua afetando as regiões em que a empresa opera. A mineradora continua a adotar protocolos rígidos de saúde e segurança e está especialmente focada em manter a conscientização sobre as práticas de prevenção dentro da organização e nas comunidades ao redor de suas operações. Os programas de vacinação estão avançando, embora lentamente, e a vigilância é de extrema importância para apoiar as autoridades de saúde durante esse período.