Plano de Desenvolvimento Local com as comunidades

27/09/2022
Ao todo, serão três oficinas em setembro, outubro e novembro de 2022.

 

A Nexa iniciou as atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Local junto à comunidade de Aripuanã (MT). A ação reúne lideranças comunitárias, associações, representantes do poder público e instituições da sociedade civil organizada e visa construir um documento coletivo com sugestões, recomendações e direcionamentos de investimentos no município. Ao todo, serão três oficinas em setembro, outubro e novembro de 2022.

Na primeira oficina, realizada no dia 15 de setembro, foram apresentados os dados socioeconômicos de Aripuanã em oito áreas: território, água, saneamento, resíduos sólidos, educação, saúde, economia e vulnerabilidade social. Este levantamento foi realizado com base em estatísticas de órgãos públicos, agências reguladoras e pesquisas internas. Após a apresentação, os participantes contribuíram com a percepção individual e das comunidades que representam. No final da oficina, os grupos foram reunidos em uma plenária para apresentação e discussão das ideias propostas. “Essa iniciativa da Nexa é importante. A empresa faz parte do município com suas operações e mostra que está disposta a contribuir, por meio de projetos como esse. É uma demonstração de cuidado com a população e a cidade”, afirma Eder Teste, representante do Centro de Referência de Assistência Social de Aripuanã (CREAS). 

Para Jocielle de Oliveira, professora e membro do Conselho Municipal de Segurança de Aripuanã (Conseg), a atividade em conjunto tem como meta debater o que pode ser melhorado para avanço dos municípios em diversas áreas. “Esta construção em conjunto com o poder público, as instituições, os moradores são essenciais para as melhorias acontecerem. Cada um fazendo sua parte, vamos construir uma cidade cada vez melhor”, comenta. Para Amanda Fraga, Coordenadora de Gestão Social da Nexa Aripuanã, o desenvolvimento socioeconômico é uma construção coletiva, em que todos devem participar. “O nosso objetivo é entender a realidade local para além dos números e dados, ouvindo as pessoas sobre os desafios e as oportunidades atuais, vislumbrando a Aripuanã que sonham para o futuro. A empresa, agindo em parceria com as comunidades, as instituições e o poder público, potencializa o desenvolvimento da cidade, que é realizado por muitas mãos, a partir do envolvimento de todos.”, afirma.

Direto da Fonte