PF apreende 60 t que seriam exportadas

28/06/2022
A PF encontrou duas carretas com cargas que totalizaram 60 toneladas de cassiterita; minério teria como destino o mercado internacional.

 

A Polícia Federal apreendeu uma carga de cassiterita que vinha do Amazonas para Boa Vista, em Roraima. A PF foi acionada pela Receita Estadual do Posto Fiscal de Jundiá sobre carretas que estariam transportando minério com documentação fraudada. Uma equipe foi até o local e encontrou duas carretas com cargas que totalizaram 60 toneladas de cassiterita. 

A PF apurou que a carga pertencia a um empresário de Boa vista e que a carga de minério teria como destino o mercado internacional. Também foi constatada que a documentação havia sido fraudada para dar aparência de legalidade ao minério extraído na Terra Indígena Yanomami no Estado de Roraima, fazendo parecer que tinha origem em Itaituba, no Estado do Pará.

Os motoristas dos veículos fugiram e abandonaram a carga. As carretas foram apreendidas juntamente com a cassiterita e levadas para o pátio da Superintendência da Polícia Federal.

Em 2022, além das apreensões decorrentes de denúncias ou trazidas por outros órgãos policiais, a PF realizou diversas operações que resultaram em um total de 117.250 kg de cassiterita, além da apreensão de armas, munições e combustível que abasteciam o garimpo ilegal no estado de Roraima.

Direto da Fonte