Paulo Castellari assumirá o comando da francesa Eramet

14/02/2025
Paulo Castellari sucederá a Christel Bories, que termina seu mandato em maio de 2025, permanecendo como presidente do grupo.

 

A Eramet nomeou Paulo Castellari como seu próximo CEO, sucedendo a Christel Bories, que termina seu mandato em maio de 2025, permanecendo como presidente do grupo.

Paulo Castellari, que está deixando o comando da Appian Capital Brazil, tem mais de 30 anos de experiência em mineração e metais e nas indústrias de fertilizantes e energia. Durante sua carreira internacional na América do Sul e do Norte, Europa e África, ocupou cargos de liderança sênior em diferentes empresas de mineração, com forte foco em operações, finanças e gerenciamento de projetos complexos.

De 2003 a 2015, quando esteve na Anglo American, Paulo Castellari atuou sucessivamente como Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios no Brasil, Chefe do Centro de Excelência do Grupo, CEO dos negócios de Fosfatos e Nióbio no Brasil e, depois, como CEO da Iron Ore Brazil, onde supervisionou a execução do projeto de minério de ferro Minas-Rio, um dos projetos de mineração e infraestrutura mais complexos do mundo.

Em 2016, ele foi nomeado Vice-CEO e Diretor Financeiro da CEMIG, uma empresa brasileira de energia elétrica, antes de ingressar na EGA, uma das maiores produtoras de alumínio do mundo, como CEO da Guinea Alumina Corporation. Desde 2019, Paulo Castellari é CEO da filial brasileira da Appian Capital Advisory, um grupo de private equity focado em mineração, implantando com sucesso vários projetos, como o de cobre da Mineração Vale Verde, de níquel sulfetado da Atlantic Nickel e de grafite da Graphcoa.  No início de sua carreira, ele também trabalhou para a AngloGold Ashanti e Minorco. Formado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV, Paulo Castellari também possui MBA pela London Business School.

“Estamos muito felizes em receber Paulo Castellari como o próximo CEO do Grupo. Sua experiência comercial e financeira, sua sólida experiência em gerenciamento de operações complexas na indústria de mineração e metais, bem como sua exposição internacional a uma grande diversidade de países e negócios serão ativos essenciais para continuar nossa estratégia de melhorar o desempenho operacional do Grupo e acelerar seu desenvolvimento em metais para a transição energética”, disse Christel Bories, presidente e CEO da Eramet.

A Eramet é uma empresa francesa, fundada em 1880 que atua na produção de níquel, manganês, areais minerais e lítio. Atualmente, a empresa está desenvolvendo o projeto Ageli, Localizado na Alsácia, no coração do mercado europeu de baterias, em parceria com Életrictricité de Strasbourg. O projeto combina o desempenho da energia geotérmica (produção de calor e eletricidade de baixo carbono por meio do bombeamento de salmoura quente do subsolo profundo) com um dos processos de extração de lítio de grau de bateria mais eficientes do mundo, patenteado pela Eramet. A produção deve começar antes do final da década.