CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Parceria para produzir aço verde

06/08/2021
Empresas pesquisam matérias-primas adequadas para uso na produção de aço de redução direta, com base em gás natural e hidrogênio.

 

A Anglo American assinou um memorando de entendimento com o objetivo de colaborar com a Salzgitter Flachstahl na descarbonização da indústria siderúrgica, explorando maneiras de reduzir as emissões de carbono. A fábrica da Salzgitter Flachstahl produz uma gama de produtos de aço de alta qualidade que são otimizados para sua aplicação específica e é a maior subsidiária de aço do Grupo Salzgitter.

As empresas pretendem realizar pesquisas em matérias-primas, incluindo pelotas de minério de ferro e minérios de ferro granulado, adequados para uso na produção de aço de redução direta, com base em gás natural e hidrogênio, um método de produção significativamente menos intensivo em carbono do que o alto-forno convencionalmente usado no processo. A colaboração também pode explorar o desenvolvimento de tecnologias mais amplas de hidrogênio. “Estabelecemos metas ambiciosas para ajudar a lidar com as mudanças climáticas, reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa, incluindo a obtenção da neutralidade de carbono em todas as operações da Anglo American até 2040”, disse Peter Whitcutt, CEO da divisão de Marketing da Anglo American. 

Whitcutt disse ainda que o aço é extremamente necessário para a transição energética, por ser um importante produtor de dióxido de carbono. ”É por isso que estamos comprometidos em colaborar com players líderes do setor, como Salzgitter Flachstahl, para desenvolver estratégias que capitalizem as propriedades de qualidade premium de nossos produtos para ajudar a impulsionar a redução de emissões em todo o setor de fabricação de aço”. 

O memorando reforça os compromissos existentes da Anglo American com a indústria siderúrgica, garantindo que a companhia continua a fornecer produtos de minério de ferro de alta qualidade que ajudam a aumentar a eficiência e minimizar as emissões, enquanto novas tecnologias são desenvolvidas para atingir a produção de aço com menor carbono. O memorando também é baseado no relacionamento de longa data entre as duas empresas e fornece uma plataforma para explorar de forma colaborativa oportunidades de redução de emissões no contexto da transição de energia sustentável.

Ulrich Grethe, Presidente do Conselho de Administração da Salzgitter Flachstahl GmbH e membro do Conselho de Administração do Grupo da Salzgitter AG, disse que o projeto representa uma continuidade em marcos importantes no caminho para a produção de aço com baixo CO2. “Nosso objetivo é descarbonizar a produção de aço da forma mais eficiente e rápida possível. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Anglo American, nosso maior fornecedor de minérios de alto teor de longa data, para reflexão conjunta e projetos em potencial”.