A 11ª M&T Expo, realizada entre 30 de agosto e 2 de setembro, recebeu mais de 600 marcas em 54 mil m² e 30 mil visitantes em seus quatro dias. Na parte de conteúdos, foram 192 horas de programação, que contou com 52 palestrantes e especialistas. A feira marcou o reencontro do mercado com participantes e visitantes de todo o Brasil e de outros países da América Latina Em 2022, a M&T apresentou lançamentos de diversos expositores que fizeram desta edição um sucesso de público e negócios.
A solenidade de abertura contou com as presenças de Falk Senger, diretor executivo da Messe München da Alemanha, Rolf Pickert - CEO da Messe München do Brasil, Afonso Mamede, presidente da Sobratema e diversos convidados. Segundo Katharina Schlegel, diretora de exposições da bauma & IFAT International, a M&T Expo potencializou o networking e a realização de negócios entre visitantes e expositores. “Notamos, ao longo dos quatro dias, uma movimentação intensa nos stands e pudemos presenciar uma interação muito grande, principalmente na troca de conhecimento e no networking para ampliação dos negócios no Brasil e América Latina”. Para Rolf Pickert, a retomada da M&T Expo no pós-pandemia foi um sucesso graças ao apoio de todos os presentes, entre patrocinadores, apoiadores e todos os envolvidos na realização da M&T Expo. Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e apoiador institucional do evento, comemorou o cenário de otimismo para o comércio de máquinas de construção e da atuação do setor privado na movimentação do mercado rumo ao crescimento positivo previsto para 2023. “A M&T Expo vai ao encontro do êxito comercial do Brasil ante o cenário de incertezas políticas e internacionais e corrobora o otimismo da indústria com a chegada da tecnologia 5G no país”, afirmou Afonso.
A M&T Expo promoveu conteúdo técnico para diversos setores, como o Workshop de Mineração, realizado pela CSCM da Abimaq, que debateu temas como “Soluções para inovação e aumento da eficiência operacional” e “Soluções para mitigar/reduzir impactos ambientais”. No dia 1º de setembro, a Analoc realizou o Congresso Nacional de Valorização do Rental, que contou com programação diferenciada e focada na realidade do mercado e na experiência acumulada pelos empresários durante o cenário pandêmico. Os visitantes também puderam participar do Fórum de Infraestrutura, que apresentou diferentes conteúdos relacionados a obras, aplicação de equipamentos em trabalhos relevantes, projetos e trabalhos nos setores da construção, terraplenagem e mineração; bem como o Fórum de Inovações e Tendências da Construção, que abordou temas como ESG na construção e aplicação de novas tecnologias na indústria 4.0.
Durante a M&T Expo também foi realizado o Rigging Experts, iniciativa da revista Crane Brasil em parceria com a M&T Expo, que reuniu renomados especialistas com experiência comprovada no planejamento e gestão de operações de içamento de cargas em grandes projetos de infraestrutura nos mais diversos segmentos de mercado; o Simpósio A digitalização da nossa indústria: soluções compartilhadas entre a Alemanha e o Brasil, realizado pela VDMA - Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, na qual empresas associadas puderam apresentar soluções concretas, exibir como a digitalização pode reduzir custos e ainda aumentar a produtividade; e o Alugar Regional - São Paulo e Região, realizado pela ALEC - Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, que promoveu o encontro entre locadores de equipamentos de diversas regiões paulistas.
Além disso, esta edição da M&T Expo disponibilizou uma Arena de Demonstração, espaço onde os visitantes puderam ver os equipamentos, máquinas e implementos em operação de diversas empresas. A próxima edição da M&T Expo está marcada para acontecer entre 23 e 26 de abril de 2024 e as vendas de áreas já estão disponíveis.