Mineração Serra Verde inicia produção comercial em Minaçu

11/01/2024
Quando atingir a capacidade total, a empresa espera produzir cinco mil toneladas anuais de óxido de terras raras
Instalações da Serra Verde

 

A Mineração Serra Verde iniciou a produção comercial do concentrado misto de terras raras da Fase I de seu depósito Pela Ema, localizado no município de Minaçu (GO). Quando atingir a capacidade total, a empresa espera produzir cinco mil toneladas anuais de óxido de terras raras, utilizado na fabricação de ímãs permanentes de alta eficiência, necessários para motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas.

O Pela Ema é um grande depósito de argila iônica, com uma vida útil longa e que possui proporção elevada de terras raras pesadas e leves de alto valor, principalmente neodímio (Nd), praseodímio (Pr), térbio (Tb) e disprósio (Dy), minerais essenciais para a transição energética. A mineradora tem desenvolvido estudos para ampliar a capacidade da Fase I na região, por meio da otimização da planta, e está avaliando o potencial para uma nova expansão (Fase II), que poderá dobrar a produção bruta antes de 2030. Com contratos de compra já estabelecidos para uma grande parte da produção planejada, a Serra Verde visa também fornecer um produto sustentável, aproveitando as credenciais superiores de sustentabilidade de suas operações e com base em padrões operacionais de classe mundial.

A Serra Verde utiliza técnicas de mineração a céu aberto de baixo risco operacional e tecnologias de processamento simples e consolidadas, não utiliza produtos químicos perigosos, o que gera custos operacionais mais baixos e impactos ambientais reduzidos. O fornecimento de eletricidade da Serra Verde é 100% proveniente de fontes de energia renovável, com acesso a mão-de-obra especializada e infraestrutura rodoviária e portuária desenvolvidas. "O início da produção comercial é um marco crucial em nosso desenvolvimento e significa que agora somos a única empresa fora da Ásia a produzir em grande escala as quatro terras raras críticas utilizadas na fabricação de ímãs permanentes. Nosso produto pode desempenhar um papel fundamental no apoio ao crescimento da produção de veículos elétricos e turbinas eólicas, elementos essenciais para a transição energética. À medida que nos preparamos para atingir a capacidade nominal, a Serra Verde também está trabalhando para estabelecer parcerias na cadeia produtiva a fim de apoiar o estabelecimento de cadeias de abastecimento sustentáveis e de longo prazo”, afirma Thras Moraitis, CEO da Serra Verde.

Para Ricardo Grossi, Presidente da Serra Verde Pesquisa e Mineração e COO do Grupo Serra Verde, a empresa ser a primeira produtora em larga escala de terras raras do Brasil é motivo de orgulho e demonstra o começo de uma nova fase na história de mineração no Brasil. “À medida que desenvolvemos nossas operações, nosso objetivo é nos tornarmos a operação de terras raras mais sustentável do mundo e criar benefícios mensuráveis para todos os interessados. O início da produção comercial é uma conquista muito importante, e gostaria de agradecer a todos os membros da equipe da Serra Verde que nos ajudaram a atingir este marco crucial”, complementa.

Direto da Fonte