Mais de 27 mil pessoas vão a Toronto explorar perspectivas de negócios em mineração
A Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) está comemorando o sucesso da convenção PDAC 2025, que reuniu 27.353 participantes de várias partes do mundo “para explorar as principais perspectivas de negócios, oportunidades de investimento e redes profissionais na esfera global de exploração mineral e mineração”. Apresentando mais de 1.100 expositores — incluindo representantes governamentais, líderes corporativos e especialistas técnicos de todo o mundo — o PDAC 2025 manteve sua reputação como a convenção mais influente do setor, segundo a organização.
"Ano após ano, a Convenção PDAC é o lugar para revelar os últimos insights de mercado, avanços em tecnologia e para promover parcerias essenciais", disse o presidente do PDAC, Raymond Goldie. “Em 2025, continuamos esse legado reunindo não apenas uma ampla gama de programação educacional focada em áreas cruciais, como mercados de capital, engajamento indígena, desenvolvimento de carreira e sustentabilidade, mas também uma feira comercial dinâmica e apresentações de empresas para investidores, oferecendo aos expositores e participantes oportunidades inestimáveis para crescimento empresarial e colaboração”, disse ele.
Além de destacar a inovação pioneira e a liderança de pensamento, o PDAC 2025 forneceu uma plataforma vital para o diálogo entre as partes interessadas da indústria e autoridades governamentais. Os líderes do PDAC usaram este fórum para enfatizar o impacto da política pública voltada para o futuro na manutenção da vantagem competitiva do Canadá no setor mineral.
“Os minerais são a espinha dorsal da tecnologia moderna e são indispensáveis para nossas vidas diárias, destacando o papel essencial da exploração mineral e da mineração na força econômica e resiliência do Canadá”, observou Goldie. “Esta semana, o PDAC foi encorajado pelo compromisso do governo federal de estender o Crédito Tributário de Exploração Mineral (METC) por dois anos. Nossa prioridade agora é garantir que esse compromisso se torne lei, e continuaremos pressionando para que ele tenha um lugar permanente na estrutura fiscal do Canadá.”
Goldie estendeu seu agradecimento a todos que ajudaram a tornar o PDAC 2025 um sucesso — voluntários, palestrantes, patrocinadores, delegados e equipe do PDAC. A associação espera ansiosamente receber os participantes de volta para o PDAC 2026, de 1 a 4 de março de 2026.
Participação brasileira ativa
O Brasil teve participação marcante no PDAC 2025, capitaneada pela Adimb em parceria com a Apex Brasil e BCCC. Além de um pavilhão que reuniu diversas empresas e organizações de governo, o Brasil se fez presente com uma delegação composta por quase duas centenas de pessoas (técnicos, empresários, dirigentes governamentais e outros) e realizou eventos como o Brazilian Mining Day, o Brazil-Canada Mining Brunch, a TSX Latin America Mining Market Open ceremony e o Brazil – Canada Capital Mining Leadership Luncheon.
O Brazilian Mining Day, que reuniu mais de 180 pessoas, discutiu temas como: “O que os investidores e desenvolvedores precisam saber sobre a indústria brasileira de mineração?”; “Roteiro para acessar capital para minerais críticos no Brasil”; “Desafios para descobrir e desenvolver projetos de minerais críticos no Brasil”; “Avançando na exploração mineral no Brasil através dos aerolevantamentos geofísicos”, “O crescimento do segmento de ouro no Brasil: qual a receita para o sucesso?”; e “O Papel das instituições estaduais para fomentar projetos de mineração de baixo carbono no Brasil”.
A Brasil Mineral também teve participação ativa no PDAC 2025, como Media Partner, com a cobertura do evento e com uma edição especial em inglês que está disponível em
http://www.brasilmineral.com.br/magazine/2025
(Por Francisco Alves, de Toronto. A cobertura do PDAC 2025 por Brasil Mineral contou com o apoio da True Mine)