ITV-DS e ICMBio lançam projeto DNA Ambiental

16/12/2022
O DNA Ambiental receberá investimentos de R$ 111 milhões nos próximos cinco anos para realizar pesquisas em Unidades de Conservação Federais.

 

O Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram parceria para o lançamento do DNA Ambiental, projeto inédito de mapeamento genético e genômico de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, exóticas ou que tenham potencial para gerar renda para agricultores envolvidos com projetos de bioeconomia, especialmente na Amazônia. O anúncio foi feito na Conferência da ONU sobre Biodiversidade, a COP 15, que ocorre até o dia 19, em Montreal, no Canadá.

O DNA Ambiental receberá investimentos de R$ 111 milhões nos próximos cinco anos para realizar pesquisas em Unidades de Conservação Federais sob responsabilidade do ICMBio em todo o Brasil. Espécies que já vêm tendo o seu genoma sequenciado pelo ITV-DS, como o gavião real (Harpia) e a onça-pintada, vão integrar o projeto. O instituto produziu 12 mil marcadores genéticos da fauna e flora da Amazônia em cinco anos. Segundo dados do plano de trabalho divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil ainda não possuía um consórcio nacional de sequenciamento genômico e uma rede para integrar o conhecimento já existente sobre códigos de barras genéticos da biodiversidade nacional em ações de monitoramento e diagnóstico da conservação de espécies com base em DNA ambiental. 

A parceria entre os institutos possibilitará a utilização de técnicas para estudos moleculares envolvendo análises genéticas ou genômicas, que vão gerar informações para o monitoramento da qualidade ambiental. O refinamento dos dados disponíveis contribuirá para a conservação das espécies e o aumento da produtividade em projetos de bioeconomia. “Isso tudo é parte da promoção de parcerias entre o ICMBio e diversos setores da sociedade, por meio das quais o Instituto visa ampliar o apoio à implementação das Unidades de Conservação Nacionais. Esse projeto é ainda mais especial, pois ampliará o Programa de Monitoramento da Biodiversidade, o que significa que os resultados vão convergir para um meio ambiente cada vez mais protegido, conservado e por uma população mais valorizada e desenvolvida”, destaca o presidente do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic.

O trabalho inclui a capacitação dos servidores do ICMBio nas instalações do ITV-DS, em Belém, além do estabelecimento dos protocolos de pesquisas e ferramentas que auxiliam no monitoramento da biodiversidade em Unidades de Conservação Nacionais. O projeto envolve ainda tecnologias de sequenciamento de última geração e a participação ativa como hub nacional de consórcios internacionais voltados ao sequenciamento de genomas de referência da biodiversidade mundial, nicho ainda não ocupado por qualquer outra instituição brasileira. “É um orgulho muito grande para Vale, por meio da equipe do ITV-DS e de toda a nossa estrutura, poder contribuir para uma pesquisa científica tão significativa para o país”, destaca Malu Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale.

Direto da Fonte