InterCement Brasil desenvolve solução que evita perdas na moagem
A InterCement Brasil desenvolveu internamente o Sistema Especialista InterExpert, uma solução de automação que tem como objetivo evitar qualquer tipo de problema nas etapas mais importantes da fabricação do cimento que acontece nos moinhos. Inicialmente, há a transformação da matéria-prima em farinha crua e, depois, na moagem do cimento – mistura de clínquer (calcário e argila), gesso e materiais suplementares, que são a base do produto.
A solução é um software que simula o raciocínio de um especialista na operação automatizada de moinhos de bolas. O projeto teve início em 2018, por meio de uma colaboração entre duas equipes da empresa – a de Engenharia de Processos & Qualidade e a de Engenharia & Manutenção. A implementação ocorreu de forma gradual entre 2019 e 2023. De lá até o momento, o sistema já gerou uma economia de 66 GWh, o que equivale a aproximadamente R$ 22 milhões. Além disso, o SE InterExpert reduziu em 3,7% o consumo específico das moagens instaladas e, atualmente, estima-se que o sistema gere uma economia anual de R$ 6,5 milhões.
O InterExpert funciona a partir de sensores instalados no processo de moagem e dados de qualidade dos produtos moídos. Com o cruzamento dessas informações, o sistema é capaz de definir qual a variável mais crítica do processo e busca otimizá-la, garantindo uma melhor performance. O InterExpert utiliza recursos já existentes para monitorar e operar os moinhos e, no caso de alguma falha ou oportunidade, corrige, estabiliza e otimiza a operação imediatamente. “Além da diminuição no consumo de energia, a visibilidade e o gerenciamento em tempo real dos processos de fabricação trazem diversos ganhos, como o aumento da produtividade e o maior controle da qualidade dos produtos”, diz Daniel Mendonça, gerente de Engenharia de Processos & Qualidade da InterCement Brasil.