Horizonte Minerals e SENAI promovem programa

11/08/2022
O objetivo é proporcionar formação qualificada para a mão-de-obra local e capacitação para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia.

 

A Horizonte Minerals, em parceria com o SENAI, iniciou mais uma etapa do Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa com investimento de cerca de R$ 2 milhões. O objetivo é proporcionar formação qualificada para que a mão-de-obra local adquira conhecimento e capacitação para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e para outras indústrias.

Entre os inscritos, o programa selecionou 100 candidatos para as novas turmas que terão aulas na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e nos laboratórios móveis do SENAI. Os candidatos foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos e previamente divulgados pela empresa. “A partir da qualificação profissional por meio dos cursos oferecidos, os participantes estarão mais preparados para aproveitar as oportunidades na Horizonte Minerals e nas empresas parceiras”, explica o Gerente de Recursos Humanos da Horizonte Minerals, Rinaldo Dantas. 

A previsão é que o Projeto Araguaia gere mais de 2,5 mil empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina. Ao todo, 390 pessoas locais serão treinadas em parceria com o SENAI, sendo que 78 deles já se formaram em julho.

O Diretor do Projeto Araguaia, Leonardo Vianna, destaca: "Estou muito contente por ver que 78 colegas membros da comunidade se graduaram até agora na formação do SENAI e que outros 100 iniciaram esta viagem. A equipe do Projeto Araguaia está trabalhando com as contratadas para garantir a prioridade dos capacitados nas vagas locais. Estou ansioso por trabalhar com os candidatos bem-sucedidos ao longo da construção e operação do Projeto”. 

A diretora do SENAI em Conceição do Araguaia, Carliane Primo, disse que as mulheres têm “ótimas oportunidades para contribuir com o desenvolvimento do município por meio dessas capacitações, que vão gerar emprego e renda para a população local. De forma geral, as mulheres chegam buscando cursos administrativos e, a partir dessa importante parceria com a Horizonte Minerals, elas começam a perceber novas opções de qualificação de mão obra feminina e uma possibilidade real de inserção no mercado de trabalho em funções nunca pensadas anteriormente, a partir de qualificação e capacitação adequadas”.

Direto da Fonte