Goiânia recebe Brasmin e encontro nacional

24/05/2022
O 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e a BRASMIN 2022 acontecem entre os dias 24 e 26 de maio, no Centro de Convenções em Goiânia (GO).

 

A capital goiana recebe a partir de hoje dois dos primeiros eventos presenciais. A revista Brasil Mineral promove o 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração entre os dias 24 e 26 de maio, simultaneamente com a BRASMIN 2022 - Feira da Indústria da Mineração, uma iniciativa da Proma. Ambos os eventos são realizados em parceria com a Associação de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e contam com o patrocínio da Geosol, Metso: Outotec e o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). 

No dia 24 haverá o Painel ‘Política Mineral no Brasil’ que tratará sobre qual política mineral poderá atender aos interesses das pequenas e médias mineradoras. No segundo dia de evento, a primeira sessão terá como tema ‘Financiamento para Mineração’, que debaterá como atrair investidores para pequenos e médios empreendimentos minerários’. O Painel 2 ‘Logística e Mercado debaterá a) Modais Brasileiros e gargalos logísticos do Brasil, b) Novas Fontes de Energia para Mineração e c) Exemplos de Arranjos Produtivos Locais bem-sucedidos

O Painel 3 do dia 25 de maio ‘Mineração, Meio Ambiente e a Relação com a Comunidade’ irá tratar de a) Licenciamento Diferenciado, Licença de Operação para Pesquisa Mineral e Auto Licenciamento e b) ESG nas médias e pequenas mineradoras. O Painel 4 será ‘Tecnologia & Perspectivas de Mercado, onde serão tratados assuntos como Gargalos tecnológicos das médias e pequenas mineradoras; Formas de acessos para médias e pequenas empresas a tecnologias; Efeitos da Tecnologia sobre Mercado Produtivo e APLs. 

O último dia de evento (26) terá o ‘Simpósio de Minerais Industrias’, com Palestra de Abertura: Perfil, Tendências e Análise SWOT para grandes Grupos de Minerais Industriais com Detalhamento dos Sistemas Minerais / Mercado. O Painel 1 terá como tema ‘Projetos de pesquisa para minerais e rochas industriais no Serviço Geológico do Brasil - CPRM: Visão estratégica e os desafios do setor’ e o Painel 2 ‘Oportunidades e Perspectivas dos Minerais Industriais’ , Painel 3, com o tema ‘Remineralizadores de Solos e Fertilizantes Naturais: Mercado, Associados e Potencial da Produção Nacional’ e Painel 4 ‘Dependência Nacional & Crise Global - Brasil Pioneiro em Soluções Sustentáveis’. Para fechar o vento haverá o Painel 5 – ‘Mesa Redonda: Palestrantes Técnicos respondem perguntas do auditório sobre Remineralizadores de Solos, Fertilizantes Naturais e Políticas Públicas’. 

Sede dos dois eventos, Goiás se tornou, nos últimos anos, um importante polo de desenvolvimento da mineração, liderando a produção de níquel (45%), vermiculita (82%) e ficando em segundo em fosfato (37%), cobre (21%) e nióbio (14%). 

A Brasmin vai reunir as empresas que atuam na cadeia produtiva da mineração, que irão apresentar produtos, serviços, equipamentos, tecnologias e inovações do segmento que tem relevante participação na economia do país. Dezenas de empresas estarão mostrando tecnologias inovadoras que estão contribuindo para a sustentabilidade e modernização da indústria mineral no Brasil. 

Ambos os eventos são realizados pela Associação de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) e contam com importante parceria e o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).  A abertura começa às 13h com presença de autoridades, no Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4, Nº 1400 – setor central. A abertura do Encontro acontecerá às 17 horas, com o painel sobre política mineral para médias e pequenas empresas de mineração. O evento poderá ser acompanhado pelo canal da Brasil Mineral no Youtube. Inscreve-se e participe.

Acesse a programação completa em: https://encontromedpeq.brasilmineral.com.br/