Foxfire Metals faz nova descoberta no Vale do Lítio

14/03/2023
Empresa descobriu elementos de terras raras no Vale do Lítio Brasileiro, região do norte do estado de Minas Gerais

 

A Foxfire Metals Ltda descobriu elementos de terras raras no Vale do Lítio Brasileiro, região do norte do estado de Minas Gerais. Os recentes resultados laboratoriais demonstram Elementos de Terras Raras (ETR) com valores anômalos de até 3050 ppm, bem como valores elevados de lítio, rubídio, nióbio e zircônio.

Por meio de amostras de solo e rocha coletadas em 13 locais, a descoberta cobre uma área total de aproximadamente 3.500 hectares, que indicam a totalidade das amostras foram mineralizadas com REEs (com 16 dos 17 REEs detectados), que 90% das amostras continham lítio e 100% das amostras continham níveis elevados de Nb, Rb e Zr.

Os elementos de Terras Raras são usados em imãs e representam, em média, 25,5% das amostras (valores médios: Nd 378ppm, Pr 108ppm, Dy 23ppm, Ho 4ppm e Tb 5,5ppm). Os valores médios de ETR’s leves são de 86%/1768 ppm, enquanto os ETR’s pesados, de 14%/287 ppm. As amostras coletadas apresentaram ETR juntamente com Nb, Rb e Zr, além disso foi observado Li em 90% das amostras. “Este é um grande avanço com a descoberta de terras raras em uma área não conhecida anteriormente por abrigar REE no Vale do Lítio, na parte norte de Minas Gerais”, avalia Patrick Volpe, CEO da Foxfire Metals.

Segundo Volpe, “as novas descobertas de Elementos de Terras Raras com valores anômalos de até 3050 ppm é um evento extremamente importante e potencialmente revolucionário para a região conhecida com “Vale do Lítio Brasileiro”. A empresa está empolgada com a descoberta de ETR’s em amostras de solo e rocha, bem como a confirmação da presença de lítio. “A descoberta abre oportunidades para ampliar a exploração de ETR’s na região.”

Volpe disse ainda que a Foxfire garantiu mais de 250 mil hectares em áreas de pesquisa mineral no Vale do Lítio Brasileiro, transformando a em uma das maiores titulares de direitos minerários na região. “Atualmente estamos conduzindo exploração geológica no Vale do Lítio em uma das áreas selecionadas em nosso portfólio de direitos minerários que cobre alguns dos pegmatitos mais prospectivos da região. Esperamos anunciar mais resultados nos próximos três meses, à medida que avançamos com nosso agressivo programa de exploração geológica que teve início no final de 2022, informou Volpe.

Os direitos minerários da Foxfire Metals estão inseridos em toda a extensão do Vale do Lítio próximo a importantes projetos das empresas Sigma Lithium Incorp. (TSX-V), Rio Tinto Limited (ASX), Latin Resources Limited (ASX), Lithium Iconic Limited (TSXV), Atlas Lithium Inc (NASDAQ).

Direto da Fonte