Ero Copper supera metas no teor de concentrado em Tucumã
A Ero Copper anuncia um marco significativo no comissionamento no Projeto Tucumã, que a empresa está implantando no estado do Pará, com a produção de concentrado de cobre vendável, que excedeu as metas de teor de concentrado previstas no projeto. Segundo a empresa, este marco foi alcançado após o comissionamento bem-sucedido das operações de moagem e flotação antes do final do segundo trimestre de 2024. O trabalho restante no local está focado na conclusão de instalações de superfície de caminho não crítico e na aceleração para a produção comercial.
Até agora já foram completadas as seguintes etapas: Conclusão e comissionamento de britadores primários, secundários, terciários, sistemas de peneiramento e transporte, em março de 2024; Conclusão da pré-stripping da mina e início das operações completas da mineração; Alimentação do primeiro minério nos circuitos de moagem e flotação, em meados de junho de 2024; Primeiro lote de produção de concentrado de cobre - 24 de junho de 2024; Conclusão do primeiro turno de 24 horas de operações contínuas do moinho - 7 de julho de 2024; Primeira produção de concentrado de cobre vendável, que excedeu as metas de grau de concentrado do projeto do processo - 18 de julho de 2024.
A empresa esperaatingir níveis de produção comercial, definidos como 80% da capacidade de projeto do moinho e 80% das taxas de recuperação de projeto, até o final do terceiro trimestre de 2024.
"Produzir nosso primeiro concentrado de cobre vendável no Projeto Tucumã e concluir com sucesso o primeiro turno de 24 horas de operações contínuas de mineração e moagem são marcos importantes à medida que iniciamos nossa aceleração em direção à produção comercial. Estamos progredindo rapidamente em direção a um importante ponto de inflexão para nossa produção consolidada de cobre e fluxos de caixa. É um momento emocionante para a Empresa e com os preços do cobre apresentando bom desempenho no acumulado do ano, o momento da conclusão e aceleração de Tucumã não poderia ser melhor”, disse David strang, CEO da Ero Copper. Ele também agradeceu “a toda a nossa equipe, desde a liderança sênior até nossas equipes de construção e comissionamento, bem como nossos parceiros de contratação, engenharia e cadeia de suprimentos. Seu excelente trabalho na construção de Tucumã – concluído no prazo, sem ferimentos ou incidentes ambientais e dentro da linha de visão do orçamento original do Projeto – é louvável. Notavelmente, Tucumã foi projetado, construído e gerenciado pela equipe brasileira de Engenharia, Aquisição e Gestão de Construção da Ero, com aproximadamente 85% dos gastos de capital feitos no Brasil. Esta conquista é uma prova da profundidade e força técnica dos talentos e recursos de mineração e desenvolvimento de projetos disponíveis no Brasil."