CONTEÚDO APRESENTADO POR:

CBA entre as principais no rating do CDP

09/12/2021
A CBA recebeu nota A-, que representa a categoria de liderança da iniciativa, consolidando-se entre as líderes globais em boas práticas em ESG.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) entrou mais uma vez para o ranking das empresas melhor avaliadas pelo Programa de Mudanças Climáticas do CDP, um dos principais ratings de sustentabilidade do mundo e um dos mais conceituados sobre mudanças climáticas. A CBA recebeu nota A-, que representa a categoria de liderança da iniciativa, consolidando-se entre as líderes globais em boas práticas em ESG. Este é o segundo ano que a CBA participa do ranking e se posiciona nesta categoria. "Mais uma vez, a classificação da CBA reafirma nosso empenho em garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis em parceria com os nossos stakeholders, desenvolvendo as comunidades com presença da CBA e gerando contribuições positivas para o meio ambiente, a cadeia de valor e toda a sociedade. Isso está em linha com a nossa agenda ESG, inerente à estratégia do negócio", afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA.

A CBA foi avaliada em 116 critérios que citam práticas relacionadas a estratégia e governança climática, gestão de riscos e oportunidades, emissões de carbono, além do engajamento da cadeia de valor no tema. Com a diversificação de sua matriz energética e a automatização do processo de alimentação de fornos, a CBA tem conseguido reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em sua produção, posicionando-se bem abaixo da média global de emissões na indústria do alumínio. Os dados avaliados pelo CDP ficam disponíveis para consulta de investidores e fundos de investimento, inclusive com o cruzamento das informações entre diversas organizações. 

As informações da Instituição responsável por manter o ranking indicam que mais de 200 empresas ao redor do mundo, com poder de compra de US$ 5,5 trilhões, utilizam o rating para selecionar fornecedores. Já os 590 fundos de investimento que afirmam utilizar o CDP como critério para suas decisões reúnem US$ 110 trilhões em ativos. Além disso, o resultado também pode servir como critério para captação de recursos por meio de títulos verdes e financiamentos com taxas menores.

A CBA está também em fase de aprovação da sua meta junto à Science Based Targets (SBTi). A companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir mais 40% das emissões relativas aos produtos fundidos até 2030. Um dos exemplos de medidas para mitigar as emissões foi a instalação de uma caldeira para geração de vapor a partir da biomassa na etapa de refino do minério de bauxita para transformação em óxido de alumínio (alumina). Com isto, a CBA substituiu combustíveis fósseis anteriormente utilizados (óleo combustível e gás natural). A redução de emissões de gases do efeito estufa desse projeto é significativa, tornando a pegada de carbono da alumina da CBA uma das baixas do mundo. O case esteve em exposição na COP-26.