BMIX assina contrato para aquisição de área em MG

11/07/2022
O mapa do projeto mostra 48 direitos minerais de lítio abrangendo 188 km² que compõem o Projeto Minas Gerais de Lítio da Brazil Minerals.

 

A Brazil Minerals (BMIX) assinou contrato com uma opção exclusiva para adquirir uma grande concessão de minério de lítio de alto potencial (389 hectares) de proprietários locais no Vale do Bananal no município de Salinas e dentro do Distrito de Lítio de Rocha Dura de Araçuaí, no nordeste de Minas Gerais. 

O direito contém um afloramento pegmatítico maciço que mede cerca de 30 metros de diâmetro e 8 metros de altura, que é várias vezes maior que o tamanho médio dos pegmatitos aflorantes regulares. Essas rochas parecem ser uma continuação da conhecida “Lavra do Oscar”, um local histórico de espodumênio. Uma das melhores áreas de lítio estão localizadas perto de locais mais antigos que já foram explorados artesanalmente por quartzo e pedras semipreciosas. A BMIX pretende realizar o trabalho necessário para definir metas para uma campanha de testes de perfuração de primeira passagem nesta área.

O mapa do projeto mostra 48 direitos minerais de lítio abrangendo 188 km², que compõem o Projeto Minas Gerais de Lítio da Brazil Minerals. A empresa independente SLR Consulting Ltd. está concluindo um relatório geotécnico inicial sobre esta área em fase de campanha de perfuração. O relatório SLR também conterá informações sobre duas outras áreas de alto potencial próximas, uma das quais está programada para iniciar uma campanha de perfuração em agosto. A companhia também possui uma segunda coleção de sete direitos minerais de lítio na região Nordeste do Brasil, compreendendo 66 km². No total, ambos os projetos de lítio (Minas Gerais e Nordeste do Brasil) compreendem 254 km² de pedidos de exploração. 

Além do lítio, o portfólio de propriedades de exploração da Brazil Minerals para outros metais de bateria inclui 234 km² para níquel, 121 km² para terras raras, 89 km² para titânio e 59 km² para grafite. A BMIX acredita que possui uma das maiores pegadas de exploração de metais para baterias entre as empresas listadas em bolsa.