VALE

Auxílio a empreendedores em Minas Gerais

04/03/2021

 

A Vale lançou, em 1° de março, o Projeto Horizonte nos municípios mineiros de Barão de Cocais, Itabirito, Nova Lima e Ouro Preto. Promovido pela mineradora em parceria com a consultoria especializada Semente Negócios, o projeto tem como objetivo auxiliar tanto empreendedores locais já estabelecidos como interessados em abrir seu primeiro negócio, com ênfase naqueles que tragam impactos socioambientais positivos para as respectivas comunidades.

"Pretendemos estimular os moradores dos próprios territórios a encontrar soluções que sejam capazes de resolver os problemas enfrentados por eles e, com isso, promover uma mudança positiva em sua realidade", explica Flávia Soares, gerente responsável pelas ações de fomento econômico na Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale. O projeto vai até o fim de 2022 e é dividido em três etapas: maratona empreendedora, pré-aceleração e fase final de aceleração.

A maratona empreendedora acontece de forma online entre os dias 10 e 18 de abril e vai capacitar pessoas das comunidades, que tenham ou não um negócio, a desenvolverem uma ideia para a solução de desafios nas frentes: desenvolvimento rural e turismo ecológico, cidades sustentáveis e economia circular, inclusão digital, educação e infraestrutura, saúde comunitária e tecnologias para o bem-estar. No final serão selecionados 70 projetos para a fase de pré-aceleração, que acontece entre maio e agosto deste ano, quando os empreendedores terão assessoria técnica, oficinas quinzenais e mentorias, a fim de testar e validar seus negócios no mercado. No fim de agosto, serão selecionados os 35 projetos de mais destaque para a fase de aceleração, que acontece de outubro de 2021 a outubro de 2022. 

Nas três fases os participantes terão a oportunidade de criar ou adaptar seus empreendimentos para um modelo de negócio com propósito. "O Horizontes promove a prosperidade por meio do aumento da capacidade de inovação das pessoas, organizações e ecossistemas. Queremos capacitar os moradores na abertura e na transição de negócios preexistentes, para a lógica de negócios com propósito, ou seja, que gerem impactos sociais e ambientais positivos para toda a região", reforça Ellen Carbonari, gestora do projeto e sócia da Semente.

Para participar, tem que ter uma equipe de duas a cinco pessoas que estejam dispostas a empreender, para os desafios apresentados e cujos membros tenham residência em Macacos, Ouro Preto, Barão de Cocais, Itabirito, Mariana, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo; desde que os negócios sejam implantados em Macacos (Nova Lima), Antônio Pereira (Ouro Preto), Barão de Cocais e Itabirito. As inscrições serão realizadas até o dia 2 de abril, por meio do link www.projetohorizonte.com.br.