Autoridades de Goiás visitam planta-piloto da Aclara no Chile

23/02/2024
O objetivo da visita foi demonstrar as características ambientalmente sustentáveis de sua tecnologia de separação das terras raras.

 

A Aclara informa que recebeu uma delegação de representantes do Estado de Goiás, em Concepción, Chile, no dia 15 de fevereiro. O objetivo da visita, segundo a empresa, foi “demonstrar as características ambientalmente sustentáveis de sua tecnologia patenteada, que foi implementada na planta piloto da Empresa no Chile e que será utilizada no projeto Módulo Carina, localizado em Goiás”. Esta visita ocorreu após a reunião da Aclara com as autoridades goianas em 25 de outubro de 2023, quando a administração da Companhia apresentou pela primeira vez o projeto do Módulo Carina ao Governador e vários outros altos funcionários do estado de Goiás.

Conforme o CEO da Aclara, Ramon Barua, a delegação teve “a oportunidade de observar em primeira mão nossas operações ambientalmente responsáveis, testemunhando o processamento das argilas iônicas provenientes de nosso projeto Módulo Carina no Brasil. Nossos visitantes compartilham nosso compromisso com a extração mineral sustentável e transmitiram seu apoio para acelerar o desenvolvimento do Módulo Carina. Além disso, as autoridades brasileiras visitaram nossa Casa Aclara em Penco e testemunharam em primeira mão como nossa Empresa interage com a comunidade local. A Aclara continua totalmente comprometida com colaborando estreitamente com o governo de Goiás para garantir o sucesso deste projeto."

Os principais representantes do governo do Estado de Goiás que participaram da visita incluíram: a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, que supervisionará o processo de licenciamento do Módulo Carina; o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Santana, responsável pela captação de investimentos em Goiás; o Deputado Estadual e Presidente da Câmara de Minas e Energia, Lineu Olimpio; o Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani.

A delegação brasileira fez uma visita guiada à planta piloto da Aclara em Penco, no Chile, onde conheceu como funciona o processamento do minério. “Eles viram em primeira mão que o processo limpo utiliza apenas água reciclada, recirculando 95% da água utilizada de volta ao sistema e a baixa pegada de carbono do método de extração, já que as argilas iônicas são processadas sem a necessidade de britagem ou moagem. Nossos convidados também puderam observar que não é necessária barragem de rejeitos e que 99% do reagente utilizado para separar as argilas das terras raras também é reciclado de volta ao processo”, informa a Aclara.

​ A delegação também visitou um dos projetos de engajamento social da Aclara em Penco e manteve uma reunião com as autoridades locais, incluindo o Governador da região de Biobío. As reuniões com representantes da Empresa incluíram discussões sobre o mercado global de terras raras, o projeto Módulo Carina e oportunidades de colaboração entre a Aclara e o governo de Goiás.

 

Pilotagem do Módulo Carina

 

A pilotagem das argilas iônicas do Módulo Carina começou na última semana de dezembro de 2023 e será concluída no final de fevereiro de 2024. A Empresa espera produzir entre 10-15 quilogramas de carbonatos mistos de terras raras pesadas, o que será fundamental para continuar as discussões comerciais com potenciais separadores, outras partes interessadas da cadeia de valor de terras raras e fabricantes de equipamentos originais.

Direto da Fonte