CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Automatização reduz tempo de verificação de sílica

26/04/2022
A mineradora utiliza um analisador multifuncional de partículas (AMP), desenvolvido em parceria com a empresa IVTEK.

 

A Samarco Mineração começou a realizar o processo de verificação da sílica (na etapa de concentração, por flotação) presente na polpa do minério de ferro, totalmente de forma automatizada no laboratório físico-químico no Complexo de Germano, em Mariana (MG) a partir de 2022. A mineradora utiliza um analisador multifuncional de partículas (AMP), desenvolvido em parceria com a empresa IVTEK. A nova tecnologia impactou significativamente na redução do tempo do processo de verificação do teor de sílica no minério de duas horas para 20 minutos. 

Antes da automatização, o processo era feito de forma manual, além da utilização de vários equipamentos. “Esse processo de inovação é primordial na assertividade da tomada de decisões frente à otimização na utilização de insumos e de matéria-prima. O impacto é a possibilidade de dar mais agilidade nas tomadas de decisões, garantia e otimização da utilização de recursos”, disse Cleberson Carvalho, supervisor do laboratório e engenheiro químico. 

A sílica é um composto químico presente no minério de ferro e sua retirada é necessária, por meio da adequação de granulometria das partículas (tamanho) e a utilização de insumos, para posterior produção das pelotas de minério. 

As análises automatizadas mostram - com maior rapidez e precisão – a melhor configuração das etapas de processo, assim como a quantidade ideal e como esses insumos devem ser aplicados. O procedimento ajuda também em uma maior eficiência na produção de pelotas. Lançado em março pela Samarco, o Movimento pela Inovação tem como meta mobilizar a empresa no avanço para fazer uma mineração diferente, mais sustentável e segura. O projeto também promove uma série de ações para apoiar empregados na compreensão do que é a inovação para a Samarco, assim como para facilitar a adoção de práticas institucionais que contribuam para novas soluções. O Movimento é um importante marco para a evolução cultural.