Australiana Axel se compromete a investir R$ 400 milhões em Minas Gerais
O governo de Minas Gerais, através da Sede-MG (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e da agência Invest Minas, firmou um protocolo de intenções com a companhia de mineração australiana Axel, que prevê um investimento, por parte da empresa, da ordem de R$ 400 milhões.
A empresa atua no segmento de terras raras e seu principal projeto é o Caladão, que está em fase de exploração mineral no município de Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, o chamado Vale do Lítio. O compromisso da empresa no protocolo de intenções, além do investimento, é a geração de 150 empregos diretos. Além de Padre Paraíso, a Axel atua também no município de Caldas (MG).
A companhia está atuando na exploração de terras raras desde 2023, em dois projetos: o Caladão e o outro em Caldas. O objetivo é detectar reservas que viabilizem a produção de concentrado de elementos de terras raras a partir de argilas iônicas.
O projeto Caladão, segundo a empresa, está avançando rapidamente para a fase de estudo das reservas minerais, ao mesmo tempo em que estão sendo realizados testes metalúrgicos para definir a rota de processamento do minério.
Em Caldas, o projeto está em fase de sondagem.
Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, “com esse investimento da Axel Ree, não só estamos aproveitando nosso potencial em terras raras, mas também geramos empregos na produção de minerais fundamentais para diversos setores da indústria, incluindo a energia verde. Isso também reforça o protagonismo mundial do estado na transição energética”.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, por sua vez, disse que o acordo reforça o compromisso do Governo de Minas em atrair investimentos estratégicos que gerem emprego, renda e desenvolvimento regional. “Este projeto impulsiona nossa economia e fortalece a posição do estado na cadeia global de terras raras, insumo essencial para indústrias de alta tecnologia. A Invest Minas seguirá atuando para garantir que esse investimento traga benefícios para os mineiros, com respeito ao meio ambiente e às comunidades locais,” disse ele.
O geólogo Fernando Tallarico, diretor-geral da empresa no Brasil, afirmou: “Nós da Axel Ree estamos muito bem impressionados com o ambiente de negócios que o estado de Minas Gerais tem fornecido, inclusive, por ver outros projetos que foram considerados prioritários no Vale do Lítio, com licenciamento obtido rapidamente, dentre outros apoios importantes. O estado de Minas está de parabéns”,