Appia anuncia recursos de 52,8 milhões de toneladas em Goiás

04/03/2024
O depósito contém concentrações significativas de Neodímio (Nd), Praseodímio (Pr), Disprósio (Dy) e Térbio (Tb).

 

A Appia Rare Earths &  Uranium  Corp. anuncia que recebeu uma estimativa independente de recursos minerais para seu projeto de argila de adsorção iônica (IAC) localizado no estado de Goiás, conhecido como Projeto PCH. O MRE foi preparado por Yann Camus, P.Eng., da SGS Canada Inc. - Geological Services.

De acordo com a estimativa, os recursos totalizam 52,8 milhões de toneladas, sendo 6,6 milhões t de recursos indicados com teor de 2.513 ppm de óxido de terras raras total (TREO) e 46,2 milhões t de recursos inferidos com 2.888 ppm TREO.

Conforme a empresa, “o depósito contém concentrações significativas de Neodímio (Nd), Praseodímio (Pr), Disprósio (Dy) e Térbio (Tb), que são os elementos de terras raras utilizados na produção de ímãs permanentes e atualmente sob alta demanda”. Atualmente, a Appia está realizando avaliação significativa do potencial óxido de terras raras dessorvido (DREO), e os resultados estão pendentes. Também foram registradas anomalias significativas de escândio e cobalto numa zona denominada Buriti, “agregando valor potencial adicional de recursos ao projeto”.

Tom Drivas, CEO e diretor da Appia, declarou: "A equipe da Appia fez um trabalho enorme nos últimos 8 meses, levando ao comissionamento deste primeiro MRE em nossas duas (2) áreas iniciais do projeto, Target IV e Zona Buriti e temos o prazer de confirmar que nossa convicção foi bem colocada, pois há um imenso potencial em nosso projeto PCH no Brasil. Com uma estimativa de 6,6 milhões de toneladas de mineralização de alto teor na categoria indicada e 46,2 milhões de toneladas de mineralização de alto teor na categoria inferida, e com algumas das notas TREO mais altas do mundo, estamos no caminho certo para estabelecer a empresa como líder não apenas no Brasil , mas em todo o mundo."

Já Stephen Burega, presidente, comentou que “O anúncio de hoje é muito importante para a empresa e nossos acionistas e este é apenas o começo para este projeto incrível. Delineamos um recurso combinado de 52,8 milhões de toneladas de mineralização de alto teor em uma área de apenas 483 hectares em ambas as zonas-alvo. A Appia continua seu programa exploratório de perfuração com trado para testar diversas novas áreas-alvo em todo o projeto PCH, que cobre mais de 40.000 hectares. Continuaremos avaliando metas futuras para TREO, bem como para o potencial de Escândio e Cobalto."

A empresa informa que o modelo de blocos representando o Recurso Atual do depósito PCH é baseado em um total de 138 furos RC e 1 furo Diamante, que produziu 1.869 amostras nas 3 camadas (Solo Superior, Argila e Saprolito) acima da rocha. As 3 camadas de material mais macio foram interpretadas e modeladas a partir desses dados. A declaração de recursos minerais preparada pela SGS é reportada de acordo com os requisitos do Instrumento Nacional 43-101 - Padrões de Divulgação para Projetos Minerais.

Direto da Fonte