Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, recebe premiação internacional

13/10/2023
O prêmio "Mining Person of the Year" é escolhido anualmente pelo Northern Miner Group por contribuições de destaque no setor da mineração. 

 

A CEO e cofundadora Ana Cabral recebeu o prestigioso prêmio de "Mining Person of the Year" (Personalidade do Ano na Mineração), durante a London Metal Exchange Week em Londres, premiação que é concedida pelo jornal canadense "The Northern Miner".

Durante o evento, Ana também compartilhou suas idéias sobre o papel que os minerais críticos desempenharão na transição para energia verde.

O prêmio "Mining Person of the Year" é escolhido anualmente pelo Northern Miner Group por contribuições de destaque no setor da mineração. Este aclamado prêmio significa a excelente liderança e impacto de Cabral na Sigma Lithium e na indústria de mineração em geral.

Ao longo de seis anos de sua liderança, ela moldou a cultura da Sigma Lithium como uma meritocracia inclusiva, onde indivíduos talentosos de todos os gêneros, idades e raças são recompensados ​​por seu desempenho e compromisso de executar de acordo com o propósito centrado em ESG da empresa.

Ana é diretora executiva líder da Sigma Lithium desde a sua criação como junior company em 2012. Ela se juntou à equipe de gestão em tempo integral em 2016 como colíder, tirando a empresa da falência e transformando em uma das maiores produtoras de lítio do mundo, produzindo o pioneiro “Triplo Zero Lítio”, com Zero Carbono, Zero Rejeitos, Zero Produtos Químicos Perigosos, e reutilizando 100% da água.

Ao comentar sobre o prêmio, a CEO Ana Cabral disse: "Estou honrada por ter sido selecionada pelo The Northern Miner do Canadá como 'Personalidade do Ano' (uma mulher da América Latina ). Estamos apenas começando como produtores, mas já alcançamos a consistência e a cadência dos embarques que são a marca registrada dos produtores estabelecidos em escala."

"Trabalhamos arduamente para obter esse reconhecimento, muitas vezes contra os ciclos de mercado, empregando capital próprio por muitos anos para tornar a Sigma Lithium uma realidade e executar nossa visão."

"Este prémio é o resultado do esforço coletivo de uma equipe resiliente, engenhosa e incansável que trabalhou arduamente ao longo de mais de uma década para transformar a nossa visão em realidade. Na nossa indústria, onde as ideias abundam, o sucesso na execução é determinado pelo compromisso com estratégia e trabalho árduo e brutal. E o mais importante, acreditamos firmemente que o sucesso é sempre o resultado de uma visão de 360 ​​graus de como a empresa está integrada para causar um impacto mínimo nos ecossistemas naturais ao seu redor; e como ela se integra para obter o máximo impacto positivo sobre comunidades vizinhas."

"Estou muito orgulhoso do grande banco de talentos da Sigma, incrivelmente dedicado a cumprir de forma impecável nossa missão compartilhada. Começamos pequenos e regionalmente: nossa esperança era transformar nosso Vale do Jequitinhonha em um lugar muito melhor do que era quando começamos investir lá em 2012."

"À medida que transformamos o nosso negócio numa 'Força Global para o Bem' no setor do lítio, fomos capazes de demonstrar à indústria em geral que o nosso sucesso se deveu certamente ao nosso espírito de sustentabilidade. Por isso, é muito gratificante testemunhar a mudança que temos tem ajudado a catalisar a maneira como nossa indústria de metais e mineração leva a um nível mais alto suas contribuições positivas para a sociedade e as comunidades."

Alisha Hiyate , editora-chefe do The Northern Miner, comentou: "Acreditamos que a liderança de Ana foi essencial na ascensão da Sigma Lithium desde o IPO em 2018 através da construção e comissionamento da mina Grota do Cirilo, e primeira produção em 2023. Como co-fundadora, depois co-CEO e mais recentemente como CEO, ela tem sido fundamental para a capacidade da empresa de obter financiamento em cada etapa e para o impressionante aumento do preço das ações da empresa desde o início de 2022. Sob a liderança de Ana, a empresa se comprometeu a desenvolver a Grota do Cirilo com o menor impacto ambiental possível, visando as preocupações do usuário final e do consumidor. E ela tem sido uma força motriz por trás do status de pioneira da Sigma, abrindo o Brasil como uma nova e significativa jurisdição de mineração de lítio. É por isso que a nomeamos nossa 'Mining Person of the Year' para 2022."

Direto da Fonte