CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Aumento de eficiência energética em moinhos

20/01/2022
A solução irá otimizar o processo de moagem através da análise on-line do volume de carga.

 

A FLSmidth forneceu a tecnologia LoadIQ para uma importante planta de ouro no Brasil, cuja implantação está prevista para o primeiro semestre de 2022. A solução irá otimizar o processo de moagem através da análise on-line do volume de carga, com o qual podem ser tomadas decisões assertivas em relação ao controle do processo

O LoadIQ é fixado no casco do moinho e realiza varredura com inteligência artificial, permite otimizar o volume e trajetória da carga, além de reduzir os danos dos revestimentos e otimizar o consumo de energia. "Nossa tecnologia de sensores digitais inteligentes LoadIQ contribui para melhorar a eficiência energética do moinho em 3% para até 6%. Eles trabalham ininterruptamente e usam dados do sistema em tempo real, considerando seu próprio algoritmo inteligente para calcular a carga adequada do moinho", diz Bruno Costa, Gerente de Vendas de digitalização da FLSmidth na América do Sul para mineração.

A tecnologia contribuirá para prolongar a vida útil dos revestimentos do moinho, além de diminuir os custos de manutenção e tempo de inatividade. O LoadIQ integra-se também eficientemente com qualquer sistema de controle existente na planta. O fornecimento do LoadIQ para esta planta de ouro também considera o comissionamento; configurações de integração com os demais sistemas; além do treinamento da equipe do cliente, atendendo a todos os seus requisitos.

O pedido da produtora de ouro à FLSmidth faz com que a empresa seja reconhecida mais uma vez como importante fornecedor de soluções de digitalização para a indústria de mineração, por meio da entrega de equipamentos com operação autônoma, instrumentação avançada, até sistemas tanto de controle como especialista. “Nos tornamos protagonistas da Mineração 4.0 que tem como principal diretriz a digitalização, contribuindo para aumentar o desempenho e a produtividade das operações, o que leva a uma mineração mais sustentável”, acrescenta Costa.