worldsteeel divulga documento sobre setor

16/11/2021
Publicação oferece uma visão geral da evolução dos programas sustentáveis da worldsteel nos últimos 50 anos.

 

A worldsteel publicou o levantamento “Aço Sustentável - Indicadores Sustentáveis 2021 e nossa jornada de sustentabilidade”. Além de incluir os números mais recentes dos oito Indicadores de Sustentabilidade, a publicação oferece uma visão geral da evolução dos programas sustentáveis da worldsteel nos últimos 50 anos e detalha os nove novos Princípios de Sustentabilidade da organização. 

A worldsteel usa os oito novos indicadores para medir os principais aspectos do desempenho de sustentabilidade econômica, ambiental e social da indústria do aço. Um total de 94 empresas siderúrgicas e associações que representam pouco mais de 1 bilhão de toneladas de produção de aço bruto, 53,7% da produção global de aço bruto, contribuíram com dados para o ano fiscal de 2020. Os oito indicadores são Emissões de CO2, Intensidade de Energia, Eficiência de Material e Sistemas de Gestão Ambiental (Desempenho Ambiental); Taxas de frequência de acidentes com afastamento e treinamento de funcionário (Desempenho Social) e Investimentos em novos processos e produtos e Valor Econômico Distribuído (Performance Econômica). 

Em 2021, nove siderúrgicas foram reconhecidas pela worldsteel como Campeãs da Sustentabilidade do Aço por desempenho excepcional em sustentabilidade: JFE Steel Corporation, JSW Steel Limited, Novolipetsk Steel (Grupo NLMK), Outokumpu Oyj, Severstal (PAO), Tata Steel Europe, Tata Steel Limited, Tenaris e Ternium. Essas empresas não apenas forneceram dados para cada um dos indicadores, mas também enviaram informações de pelo menos 60% de sua produção total de aço bruto para o banco de dados do inventário de ciclo de vida (LCI) da worldsteel e foram selecionadas nas categorias relacionadas à sustentabilidade no Steelie Awards anual ou incluídas no programa de Reconhecimento de Excelência em Segurança e Saúde. 

A primeira declaração de política ambiental do worldsteel foi lançada em 1972, cinco anos após a fundação da worldsteel como Instituto Internacional de Ferro e Aço (IISI). Desde então, conforme o escopo da sustentabilidade se ampliou, a organização publica declarações de políticas sobre tópicos como segurança, mudança climática e LCA, além de coletar dados da indústria em todo o mundo para que os membros possam avaliar o seu próprio desempenho em busca de uma melhoria contínua. 

Os nove novos Princípios de Sustentabilidade são o desenvolvimento mais recente em nossa jornada de sustentabilidade, que atualizam os princípios anteriores. Estes princípios refletem o ambiente de negócios em rápida mudança e as expectativas da sociedade e reiteram o compromisso da worldsteel em ser parte da solução para uma sociedade e um futuro sustentáveis.