Votorantim Cimentos tem pontuação ‘A’ em mudanças climáticas

06/02/2024
Com a nota, a Votorantim Cimentos passa a fazer parte de um número seleto de empresas classificadas no topo da lista

 

Organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões, a CDP concedeu à Votorantim Cimentos pontuação ‘A’ com base nos dados relatados por meio do questionário sobre Mudanças Climáticas de 2023 do CDP. Com a nota, a Votorantim Cimentos passa a fazer parte de um número seleto de empresas classificadas no topo da lista e que atuam como exemplos de melhores práticas para o mercado. O CDP detém o maior banco de dados ambientais do mundo e suas avaliações são amplamente utilizadas para conduzir decisões de investimento em direção a uma economia carbono zero, sustentável e resiliente. Em 2023, mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 136 trilhões em ativos demandaram que as empresas divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Um recorde de 23 mil empresas que responderam ao questionário no ano passado.

O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar as empresas, pontuando-as de A até D com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas, como a definição de metas ambiciosas e significativas. As empresas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes recebem nota F. “Conquistar a pontuação máxima na avaliação do CDP é motivo de grande orgulho para nós. Trabalhamos diariamente para alcançar nossas metas alinhadas aos nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O combate aos efeitos negativos das mudanças climáticas está no centro da nossa estratégia e entendemos o papel, a importância e a relevância da nossa jornada de descarbonização. Entre 1990 (ano de referência utilizado na indústria de cimento) e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido em 24%”, afirma Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia da Votorantim Cimentos.

A Votorantim Cimentos tem estratégia de descarbonização definida em quatro pilares: coprocessamento - que é a substituição do combustível fóssil nos fornos de produção do cimento por outros materiais, especialmente biomassas e resíduos; uso de cimentícios - que é a substituição do clínquer – o principal responsável pela emissão de CO2 no processo produtivo de cimento – por subprodutos vindos de outras indústrias; eficiência energética  e uso de fontes renováveis de energia – com hidrelétricas próprias e investimentos em energia solar e eólica e, por último, o desenvolvimento de tecnologias, com o uso de processos inovadores, novos materiais, captura, uso e armazenamento de carbono, desmaterialização da cadeia de valor, parcerias com diversas entidades e academia para, cada vez mais, otimizar os recursos e reduzir a intensidade do carbono. Em dezembro de 2022, a Votorantim Cimentos anunciou sua nova meta de descarbonização para 2030, aprovada pelo Science Based Target initiative (SBTi), de 475 kg de CO2 por tonelada de cimento, 8,7% inferio à anunciada em seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030, que era de 520 kg de CO2 por tonelada de cimento. Além disso, a companhia tem a ambição de produzir um concreto neutro em carbono até 2050. “Ganhar um lugar na Lista A é mais do que apenas pontuação. É uma indicação de dados de alta qualidade, que dotam as empresas de uma visão holística do seu impacto ambiental, serve como base para os planos de transição e – o que é crucial – permite-lhes prosseguir suas ambições. À medida em que avançamos mais profundamente na Década de Ação, e à medida em que o CDP continuamente eleva o nível do que representa a liderança ambiental, o trabalho das empresas da Lista A nunca está completo. Esperamos ver todas as empresas transformarem os seus compromissos em mais ações, mais significativas e eficazes”, disse Sherry Madera, CEO do CDP.

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